Turismo e gastronomia e vinho em tempos de crise: o caso de Aragão (Espanha)

Autores

  • María Gómez y Patiño Universidad de Zaragoza
  • F. Xavier Medina Universitat Oberta de Catalunya (UOC)
  • José M. Puyuelo Universidad de Zaragoza

DOI:

https://doi.org/10.25145/j.pasos.2016.14.029

Palavras-chave:

turismo, Vino

Resumo

O objectivo deste trabalho é analisar o papel actual e potencial do turismo gastronómico e enológico no caso da Comunidade Autónoma de Aragão (Espanha), com base especialmente nas reflexões expressas através do método Focus Group de diferentes especialistas do sector e centrando-se em questões como o papel actual da gastronomia e dos vinhos relacionados com o sector turístico, a análise do campo turístico, bem como as medidas de resposta tentando minimizar os efeitos da actual situação crítica socioeconómica. Este estudo de caso específico baseado em Aragão servirá para enfrentar as principais questões que podem afectar principalmente o turismo interno espanhol e que podem levantar algumas propostas determinadas, bem como possíveis soluções decorrentes do sector no seu interior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ávila, R. y Barrado. D. 2005. “Nuevas tendencias en el desarrollo del turismo: marcos conceptuales y operativos para su planificación y gestión”. Cuadernos de Turismo, 15: 27-43.

Balalia, A.E. y Petrescu, R.M. 2011. “The involvement of the public and private sector: Elements with influence on travel y tourism demand during the crisis period“, Tourism and Hospitality Management 17(2): 217-230.

Bigné, E; Font, X. y Andreu, L. 2000. Marketing de destinos turísticos: análisis y estrategias de desarrollo. Esic: Madrid.

Boyne, S.; Williams, F y Hall, D. 2002. “The Isle of Arran Taste Trail”. En Hjalager, A.-M. y Richards, G. (eds.) Tourism and Gastronomy. Londres: Routledge.

Chiapello, E. y Fairclough, N. 2002. “Understanding the new management ideology: a transdisciplinary contribution from critical discourse analysis and new sociology of capitalism”. Discourse Society, 13: 185-208.

Clemente, J.; Roig, B.; Valencia, S.; Rabadán, M.T. y Martínez, C. 2008. “Actitud hacia la gastronomía local de los turistas: dimensiones y segmentación de Mercado”. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 6(2): 189-198.

Dilek, S. y Kandemir, O. 2013. “In the Process of Global Crisis the Importance of Tourism in Decreasing Regional Development Differences: An Evaluation of Kastamonu Province in Turkey”, International Journal of Management and Innovation, 5(1): 12-30.

Fandos, C., Flavián, C. y Pujuelo, JM. 2011. “Las rutas del jamón en España como producto de turismo gastronómico. Análisis y perspectivas de futuro para el caso de Teruel”, en Turismo gastronómico. Estrategias de marketing y experiencias de éxito. Zaragoza: Prensas Universitarias de Zaragoza.

Flavián, C. y Fandos, C. (coord.) 2011. “Introducción”, en Turismo gastronómico. Estrategias de marketing y experiencias de éxito. Zaragoza: Prensas Universitarias de Zaragoza.

Getz, D. 2000. Explore Wine Tourism: Management, Development and Destinations. New York: Cognizant.

Henderson, J.C. 2009. “Food Tourism Reviewed”. British Food Journal, 111(4): 317-326.

Hernández, M.; Muñoz, A. y Rodríguez, A. 2012. “Impact of the International Financial Crisis on the Spanish Tourism Sector”. Journal on GSTF Business Review, 1(4): 149-152.

Kesar, O. y Ferjanik, D. 2010. “Key aspects of managing successful wine tourism development in times of global economic crisis: A case of Croatia”. Acta turistica, 22(1): 99-131.

López-Guzmán, T.J. y Sanchez, S.M. 2008. “La creación de productos turísticos utilizando rutas enológicas”. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 6(2): 159-161.

Medina, F. X. 2011. “Localidad, cultura, turismo y desarrollo: el caso del turismo del vino en la DOQ Priorat y en la DO Montsant (Cataluña)”. Zainak. Cuadernos de antropología-etnografía, 34: 369-387.

Medina, F.X. y Tresserras, J. 2007. “El patrimonio gastronómico en el Mediterráneo desde una perspectiva turística»”. Tresserras, J. y Medina, F.X. (Eds.) Patrimonio gastronómico y turismo cultural en el Mediterráneo (pp. 10-16). Barcelona: Universitat de Barcelona/Institut Europeu de la Mediterrània. 2009. “Turismo enológico y rutas del vino en Cataluña. Análisis de casos: D.O. Penedès, D.O. Priorat y D.O. Montsant”. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 6(3): 403-509.

OECD 2012. Food and the Tourism Experience: The OECD-Korea Workshop. OECD Studies on Tourism, OECD Publishing. http://dx.doi.org/10.1787/9789264171923-en

Pavlic, I., Perucic, D. y Portolan, A. 2011. “Towards reducing the negative effects of the economic crisis by using market segmentation based on tourist expenditure: The case of Dubrovnik-Neretva County” (pp. 1666-1685). Dubrovnik: University of Dubrovnik, Department of Economy and Business Economy.

Sanagustin, M.V.; Moseñe, J.A.; Gómez y Patiño, M. 2011. “Rural Tourism: A sustainable alternative”. Applied Energy, 88(2): 551-557

Serrano, D. 2011. “El turismo del vino: la lectura espacial de un binomio estratégico”. En Medina, F. X.; Serrano, D. y Tresserras, J. (Eds.). Turismo del vino. Análisis de casos internacionales. Barcelona: Editorial UOC.

Suciu, A. 2012. Tourism development in the member States of the European Union during economic crisis. Babeş: Bolyai University.

Szimanski, D.M. y Hise, R.T. 2000. “E-Satisfaction: An initial examination”. Journal of Retailing, 76: 309-322.

Urban, V. y Verhaegen, I. 2011. “The Influence of Economic and Financial Crisis on Tourism Services in Romania”. Economy Transdisciplinarity Cognition, 14(1): 187-196.

Publicado

2016-05-02

Como Citar

Gómez y Patiño, M., Medina, F. X., & Puyuelo, J. M. (2016). Turismo e gastronomia e vinho em tempos de crise: o caso de Aragão (Espanha). PASOS Revista De Turismo Y Patrimonio Cultural, 14(2). https://doi.org/10.25145/j.pasos.2016.14.029

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.