Museus militares e turismo. O caso do Sala-museo del Automóvil (Torrejón de Ardoz) e a sua gestão turística.
DOI:
https://doi.org/10.25145/j.pasos.2022.20.025Palavras-chave:
museos militares, cultura de defensa, gestión turística, Red de Museos de Defensa, Sala-museo del AutomóvilResumo
O objectivo dos museus militares é transmitir uma cultura democrática de defesa. O boom do turismo cultural, bem como a utilização dos museus como recursos turísticos, pode ser uma oportunidade para os museus do Ministério da Defesa aumentarem as suas audiências. O objectivo deste trabalho é estabelecer possíveis ligações entre os museus militares e o turismo, a fim de ver se estas instituições poderiam beneficiar no futuro de uma tal relação. A investigação centrou-se no Museu do Automóvel de Torrejón de Ardoz como modelo para este tipo de instituição, analisando a sua situação actual em relação ao público e as possibilidades que este pode oferecer com uma gestão turística adequada. A metodologia foi baseada em questionários, entrevistas e observação directa, e pode ser aplicável a outras instituições museológicas de pequena e média dimensão com baixa procura. Entre as principais conclusões a que chegámos, gostaríamos de salientar que existem muitas melhorias que devem ser introduzidas por este tipo de museus, se estiverem realmente interessados em aumentar o número e diversidade de visitantes, abrindo-se ao turismo e transmitindo assim uma ideia de uma renovada cultura actual de defesa.
Downloads
Referências
A.S.R. (16, 12, 2014). Capitanía dispara las visitas al Museo Militar. El Correo de Burgos. Recuperado de: http://www.elcorreodeburgos.com/noticias/cultura/capitania-dispara-visitas-museo-militar_89940.html. Consultado en mayo de 2020.
Barbeito, R.L. y Fernández Antón, M. (2016). El papel de los Museos Militares en el fomento de una ‘Cultura de la Defensa’ democrática. BARATARIA. Revista Castellano-Manchega de Ciencias Sociales, núm. 7, 63-89.
Camprubí Subirana, R. (2015). Análisis de la gestión turística de museos: el caso de Girona. Gran Tour: Revista de Investigaciones Turísticas, núm. 11, 121-146
Cogo, M. (2013). Análisis de los museos como opción turística: los casos de Belo Horizonte (Brasil) y Barcelona (España) – El Museu Picasso (Tesis doctoral). Universitat Autònoma de Barcelona, Barcelona.
Del Barrio Alvarello, H. (2016). Orientando nuestros museos hacia el turismo. Estrategias convergentes en museos dependientes de la Subdirección General de Museos Estatales. Estudios Turísticos, núm. 207-208, 17-47.
Donaire, J.A. (2012). Turistas y museos. Apocalípticos e integrados. En Arrieta Urtizberea, I. (ed.), Museos y turismo: expectativas y realidades (pp. 25-38). Bilbao, España: Universidad del País Vasco.
Fernández Alles, M.T. (2019). Las estrategias de marketing en la planificación y gestión del patrimonio cultural militar: estudio de caso. Pasos. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, vol. 17 (núm. 2), 327-341.
González-Pola de la Granja, P. (2018). La aportación de la museología a la cultura de defensa en España. Anales de la Real Academia de Doctores de España, vol. 3, 366-378.
Gracia, A.I. (02, 04, 2020). Personal sanitario, Policía, Guardia Civil y Ejército, las instituciones mejor valoradas en plena crisis. El Español. Recuperado de: https://www.elespanol.com/espana/20200402/personal-sanitario-policia-guardia-civil-ejercito-instituciones/479203274_0.html. Consultado en mayo de 2020.
Grau, L.A. (2016). Turismo cultural y museos: las amistades peligrosas. Estudios Turísticos, núm. 207-208, 11-15.
Hernández Cardona, F.X. (2004). Els Museus Militars a Europa. Mnemòsine: revista catalana de museología, núm. 1, 15-34.
Hernández Mogollón, J.M, Costa, C, y Clemente, E. (2019). Antecedents in the investigation on military tourism. Journal of Tourism and Heritage Research, vol. 2, núm. 4, 611-624.
Herreman, Y. (1998). Museos y turismo: cultura y consumo. Museum International, vol. 50 (núm. 3), 4-12.
ICOM. Definición de museo. Disponible en https://icom.museum/es/recursos/normas-y-directrices/definicion-del-museo/. Consultado en septiembre de 2020.
ICTE. (2020). Medidas para la reducción del contagio por el coronavirus SARS-CoV-2. Ministerio de Cultura. Madrid, España. Recuperado de: https://www.mincotur.gob.es/es-es/COVID-19/GuiasSectorTurismo/Guias_de_turismo.pdf. Consultado en mayo de 2020.
INE. (2019). Encuesta de turismo de residentes 2018. Madrid, España. Disponible en: https://ine.es/dyngs/INEbase/es/operacion.htm?c=Estadistica_C&cid=1254736176990&menu=ultiDatos&idp=1254735576863. Consultado en septiembre de 2020.
Laboratorio Permanente de Público de Museos. (2011). Conociendo a nuestros visitantes. Estudio de público en museos del Ministerio de Cultura. Madrid: Ministerio de Cultura.
Martín Cubello, A. (2005). Tradición y memoria popular: los museos militares y la recreación de la historia. RIPS. Revista de Investigaciones Políticas y Sociológicas, vol. 4 (núm. 2), 153-166.
Ministerio de Cultura. (2020). Planificación de medidas para la reapertura de los museos de titularidad y gestión estatal dependientes de la Dirección General de Bellas Artes. Madrid, España. Recuperado de: https://www.lamoncloa.gob.es/serviciosdeprensa/notasprensa/cultura/Documents/2020/090520reapertura%20museos.pdf. Consultado en mayo de 2020.
Ministerio de Cultura. (2019). Anuario de Estadísticas Culturales 2019. Madrid, España. Recuperado de: https://www.culturaydeporte.gob.es/dam/jcr:3bdcb17c-050c-4807-b4f4-61e3714cbc15/anuario-de-estadisticas-culturales-2019.pdf. Consultado en mayo de 2020.
Ministerio de Cultura. (23, 11, 2018). La ‘Q’ de calidad turística llega a los museos [en línea]. Recuperado de: http://www.culturaydeporte.gob.es/actualidad/2018/11/20181123-calidad-turistica.html. Consultado en mayo de 2020.
Ministerio de Defensa. (2019a). Estadística de centros, instalaciones y actividades culturales y deportivas del Ministerio de Defensa. Año 2018. Madrid, España. Recuperado de: https://publicaciones.defensa.gob.es/catalogsearch/a%C3%B1o-edici%C3%B3n/2019?cat=0&q=Estad%C3%ADstica+de+Centros%2C+Instalaciones+y+Actividades+Culturales+y+Deportivas. Consultado en mayo de 2020.
Ministerio de Defensa. (2019b). La Cultura de defensa [en línea]. Recuperado de: http://www.portalcultura.mde.es/comun/culturaDefensa.html. Consultado en mayo de 2020.
Ministerio de Defensa. (2013). Defensa promociona su patrimonio histórico a través de Turespaña [en línea]. Recuperado de: https://www.defensa.gob.es/gabinete/notasPrensa/2013/07/DGC-130725-patrimonio-Defensa-Turespana.html. Consultado en octubre de 2021.
Ministerio de Defensa. (2011).Guía de Museos Militares Españoles. Madrid, España: Ministerio de Defensa.
Pérez Herrera, A. (28, 06, 2018). El Museo del Ejército acogerá en 2020 un encuentro internacional de museos militares. ABC. Recuperado de: https://www.abc.es/espana/castilla-la-mancha/toledo/ciudad/abci-museo-ejercito-acogera-2020-encuentro-internacional-museos-militares-201806281308_noticia.html. Consultado en mayo de 2020.
Reid, W. (1998). El papel de los museos militares en la sociedad europea. Militaria: Revista de Cultura Militar, núm. 12, 187-195.
Rico Mansard, L.F. (2008). El museo en busca de los turistas. El Periplo Sustentable, núm. 14, 27-44.
Santacana, J. y Hernández, F.X. (2011). Museos de historia: entre la taxidermia y el nomadismo. Gijón, España: Editorial Trea.
UNWTO. (1995). UNWTO: technical manual: Collection of Tourism Expediture Statistics. Madrid: World Tourism Organitation.
Vacas Guerrero, T. (2014). Los museos como agentes dinamizadores del espacio urbano. En Piñeiro Maceiras, M.L., Chapuis, L. y Re, M (eds.), Turismo y representación espacial (pp. 147-166). Madrid, España: Universidad Rey Juan Carlos.
Vacas Guerrero, T. (2000). Los museos madrileños como oferta turístico-cultural. Cuadernos de Turismo, núm. 5, 105-111.
Woollard, V. (2007). Acogida de los visitantes. En ICOM, Cómo administrar un museo: Manual práctico (pp. 105-118). París, Francia: UNESCO.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 David Sánchez-Serrano, Trinidad Vacas-Guerrero
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Confirmo que o trabalho é original (de minha/nossa autoria), e que não será submetido a outras revistas ou publicações até a resolução final do processo de revisão em PASOS, RTPC.
Autorizo a publicação do meu trabalho por PASOS, PSTN de acesso livre e aberto em qualquer dos formatos que considere oportuno, por tempo indeterminado e como colaboração não remunerada.
Da mesma forma, o(s) autor(es) entende(m) que o trabalho publicado pode ser vinculado ou depositado em qualquer servidor ou incluído em outras publicações (republicação), desde que o novo local e/ou a nova edição façam referência à publicação original e reconheçam a autoria e propriedade de direitos autorais das publicações PASOS RTPC.
Os autores entendem que uma verificação de plágio autoplágio será realizada, e o artigo poderá ser removido a qualquer momento do fluxo editorial.