Inovação, turismo e TIC: o caso dos museus de Barcelona
DOI:
https://doi.org/10.25145/j.pasos.2017.15.042Palavras-chave:
Turismo, TIC, Cultura, Internet, WebResumo
Esta pesquisa trata do relevo da incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos museus da cidade de Barcelona e de como elas influenciam o comportamento do público. Para a pesquisa realizamos duas análises: sobre as TIC online, consideradas a web e as redes sociais, e offline, considerando os dispositivos encontrados nos museus da cidade de Barcelona. Os resultados mostram que as páginas web dos museus estão numa fase inicial de melhoria na promoção, mas que ainda mantêm a comunicação com a sua comunidade virtual. A presença nas redes sociais é uma realidade, embora nas aplicações móveis continuem a ser raras. Quanto às TIC nos museus, os visitantes continuam a ser um receptor passivo, porque os dispositivos estão desactualizados e não permitem um elevado nível de interactividade.
Downloads
Referências
Ajuntament de Barcelona 2008. “Programa de Actuación Municipal” en <http://www.turismebcn2015.cat/T2015WEB/Que-es/_ Sb46WFTR8WoXPZuwwMDEOQGZrnkYx3wBvvPkGi1xJis > consultado el 02/04/2015
Asensio, M. y Pol, E. 2008. “Conversaciones sobre el aprendizaje informal en museos y patrimonio” en <http://www.pasosonline. org/Publicados/pasosoedita/pasosrep1.pdf>, consultado el 24/03/2015
Asensio M; Pol, E. y Gomis, M 2001. Planificación en Museología: el caso del Museu Marítim de Barcelona. Barcelona: Manuals Museu Marítim
Asensio, M. y Asenjo, E. 2009. “El proyecto Lazos de Luz Azul. Sobre el uso de las TICS en Museos”, en <http://www.uam.es/ proyectosinv/idlla/docs/01-09. pdf>, consultado el 10/10/2012
Asensio, M. 2011. Lazos de luz azul: museos y tecnologías 1,2 y 3.0. Barcelona: Editorial UOC.
Belloch, C. 2012. “Las tecnologías de la Información y comunicación en el aprendizaje” en <http://www.uv.es/bellochc/ pedagogia/EVA1.pdf> consultado el 24/13/2015
Barendregt, W. y Bekker, T.M. 2011. “The influence of the level of free-choice learning activities on the use of an educational computer game”. Computers & Education, 56 (1)
Cabero, J. 2002. “Nuevas tecnologías, comunicación y educación”. Comunicar, 3: 14-25.
Cabero, J. 2005. “El entorno global de las nuevas tecnologías en su dimensión formativa” En Ayuntamiento de Sevilla, 3as Jornadas de Educación y Ciudadanía, Sevilla, Ayuntamiento de Sevilla-Innovación, Educación y Universidades, 23-57.
Carreras, C. 2008. “Diagnosis sobre el estado de la aplicación de las TIC en el mundo del patrimonio en España” en <http://www.museudelleida.net/images/stories/ documents/publicacions/2008_diagnosis.pdf> consultado el 24/03/2015
Carreras, C. 2009. Evaluación TIC en el patrimonio cultural: metodologías y estudios de caso. Barcelona: Editorial UOC.
Castells, M. 1997. La era de la información (vol. 1): Economía, Sociedad y Cultura. La sociedad en red. Barcelona: Alianza Editorial.
Colorado, A. y Carreras, C. 2010. “Estado de la cuestión de la investigación sobre el patrimonio digital en España” en < http://www. museoyterritorio.com/pdf/museoyterritorio02-2. pdf>, consultado el 24/03/2015
Correa Gorospe, J. M. e Ibáñez Etxeberria, A. 2005. “Museos, tecnología e innovación educativa: Aprendizaje de patrimonio y arqueología en territorio Menorca” en <http://www.ice.deusto.es/RINACE/reice/Vol3n1_e/CorreaIbanez.pdf>, consultado el 24/03/2015
Cousillas, A 1997. “Los Estudios de Visitantes a Museos Fundamentos generales y principales tendencias”, Revista Naya en <http://www.equiponaya.com.ar/articulos/museologia02.htm>, consultado el 24/03/2015
Fondevila Gascón, J. F. 2009. “El papel decisivo de la banda ancha en el Espacio Iberoamericano del Conocimiento.” Revista Iberoamericana de ciencia, tecnología y sociedad. Protafolio CTS (2)
Fondevila Gascón, J. F. 2010. “Multimedia, digital press and journalistic genres in Catalonia and in Spain: an empirical analysis”. Communication Studies Journal, 7: 81-95.
Fondevila Gascón, J. F. 2013. “Periodismo ciudadano y cloud journalism: un flujo necesario en la Sociedad de la Banda Ancha”. Comunicación y Hombre, 9: 25-41.
Fondevila Gascón, J. F. 2014. “El uso de hipertexto, multimedia e interactividad en periodismo digital: propuesta metodológica de ranking de calidad”. ZER, Revista de Estudios de Comunicación, Journal of Communication Studies, 19 (36): 55-76.
Fondevila Gascón, J. F. y Segura Jiménez, H. 2012. “The Weight of the Hypertext in the Digital Journalism: a Comparative Study”. Cuadernos de Información, 30: 31-40.
Fondevila Gascón, J. F., Rom Rodríguez, J. y Santana López, E. 2016. “Comparativa internacional del uso de recursos digitales en el periodismo digital deportivo: estudio de caso de España y Francia”. Revista Latina de Comunicación Social, 71: 124-140.
Friedman, A. 1996. “The Evolution of Science and Technology Museums”, The Informal Science Review, 17 (1).
Galí Espelt, N. 2004. Mirades turístiques a la ciutat. Anàlisi del comportament dels visitants del Barri Vell de Girona. Girona: Universitat de Girona. Departament de Geografia, Història i Història de l’Art.
Galí Espelt, N. 2009. “Propuesta metodológica para el análisis del comportamiento de la demanda de turismo cultural a partir del diseño de un grafo valorizado. El ejemplo de Girona”. Revista de Análisis Turístico, 7: 39-48.
Gómez Vílchez, S. 2012. “Museos españoles y redes sociales” en <http://sociedadinformacion.fundacion.telefonica.com/ seccion=1266&idioma=es_ES&id=2012013116530001&activo=6.do#> consultado el 12/02/13
Hassan, Y. y Martín, F. J. 2003. “Guía de evaluación heurística de sitios web. No Solo Usabilidad.” en <http://www.nosolousabilidad. com/articulos/heuristica.htm>, consultado: 25/03/2015
Kotler, N. y Kotler, P. 2001. Estrategias y marketing de museos. Barcelona: Ariel.
Martínez, S.; Mendoza, R. 2005. “E-cultura, TIC i gestió de la cultura. Implicacions en l’àmbit local” en <http://www.diba.es/ documents/330035/330211/cerc-fitxers-e2005_ ticigestiocultura-pdf. pdf> consultado el 24/03/2015
Ministerio de industria, energía y turismo de España 2007. “Turismo 2020. Plan del Turismo Español Horizonte 2020” en <http://www.tourspain.es/es-es/ VDE/Documentos%20Vision%20Destino%20Espaa/Plan_Turismo_Espa%C3%B1ol_Horizonte_2020. pdf > consultado el 23/05/2015
O’Reilly, T. 2005. “What is web 2.0” en <http://www.oreilly.com/pub/a/web2/archive/what-is-web-20. html> consultado 25/04/2014
Soria, I. 2000. “Las Nuevas Tecnologías de la información y la comunicación dentro del marco espacial de los museos y centros culturales” en <http://www.upf.edu/pdi/dcom/ xavierberenguer/cursos/interact/treballs/soria. htm>, consultado el 30/09/2012
Turisme de Barcelona 2013. “2012 Estadísticas de turismo en Barcelona y provincia”en < http://professional.barcelonaturisme. com/files/8684-1129-pdf/ Est2013.pdf > consultado el 20/06/2014
UNESCO 1998. World Communication Report. París, UNESCO
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Confirmo que o trabalho é original (de minha/nossa autoria), e que não será submetido a outras revistas ou publicações até a resolução final do processo de revisão em PASOS, RTPC.
Autorizo a publicação do meu trabalho por PASOS, PSTN de acesso livre e aberto em qualquer dos formatos que considere oportuno, por tempo indeterminado e como colaboração não remunerada.
Da mesma forma, o(s) autor(es) entende(m) que o trabalho publicado pode ser vinculado ou depositado em qualquer servidor ou incluído em outras publicações (republicação), desde que o novo local e/ou a nova edição façam referência à publicação original e reconheçam a autoria e propriedade de direitos autorais das publicações PASOS RTPC.
Os autores entendem que uma verificação de plágio autoplágio será realizada, e o artigo poderá ser removido a qualquer momento do fluxo editorial.