Demandas comunitarias, respuestas articuladas. Una propuesta de gestión para un museo local en Argentina
DOI:
https://doi.org/10.25145/j.pasos.2023.21.011Palavras-chave:
Museo local, Gestión, Grupos de interés, Salvaguarda, Participación, Red colaborativa, Patrimonio CulturalResumo
Este trabalho apresenta uma experiência de gestão patrimonial desenvolvida no Museu e Arquivo Histórico de Sierras Bayas diante de uma demanda comunitária. Para promover ações que reverteriam o estado de deterioração da instituição, era necessária a criação de uma rede colaborativa entre os diferentes atores sociais e institucionais. A partir de sua formação, foi desenvolvido um plano de manejo que priorizou a identificação dos grupos de interesse envolvidos ao longo de sua história, o levantamento do estado geral dos mesmos e a elaboração de um diagnóstico situacional, como base para a elaboração de uma proposta de valorização. . Este museu foi concebido por residentes das serras Bayas, como um espaço com forte vocação social, daí a importância da sua salvaguarda, numa vila que se reconhece com uma identidade mineira e que pretende incluir no turismo o seu património industrial.
Downloads
Referências
Acuña, E.; Núñez A. & Radrigan, M. (2003). Un marco conceptual para el estudio de la participación. UniRcoop 1 (1), 70-84. Recuperado de: http://repositorio.uchile.cl/handle/2250/127208
Arrieta Urtizberea, I. (2008). La Nueva Museología, el patrimonio cultural y la participación ciudadana a debate. En I. Arrieta Urtizberea (Ed.), Participación ciudadana, patrimonio cultural y museos: entre la teoría y la praxis (pp. 13-22). Bilbao, País Vasco: Servicio Editorial de la Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitateko Argitalpen Zerbitzua.
Asencio, R. H. (2013). ¿De qué hablamos cuando hablamos de participación comunitaria en la gestión del patrimonio cultural? Revista Argumentos, 7 (3), 25-33.
Autor (2019). 25 años, Museo y Archivo Histórico de Sierras Bayas, https://youtu.be/IjXgO3YPT9I. Argentina: Facso Producciones UNICEN.
Autores (2019). Informe de Conservación del Museo y Archivo Histórico de Sierras Bayas. Primera parte del Proyecto Diseño y Ejecución del plan de manejo (págs. 71). Argentina, Olavarría.
Bocanegra Barbecho, L; Toscano, M.; Delgado Anés, L. (2017). Co-creación, participación y redes sociales para hacer historia. Ciencia con y para la sociedad. Historia y Comunicación Social, 22(2): 325-346. Doi: 10.5209/HICS.57847.
Brown, K; Davis P. & Rasposo L. (Eds.). (2019). On Community and Sustainable Museums. Sobre Museos Comunitarios y Sostenibles. Proyecto EU- LAC Museums.
Burón Díaz, M. (2012). Los museos comunitarios mexicanos en el proceso de renovación museológica. Revista de Indias 72 (254), 177-212. doi:10.3989/revindias.2012.007
Camarena Ocampo, C.; Morales Lersch, T. & García, C. (1994). Pasos para crear un museo Programa para Museos Comunitarios y Ecomuseos. México DF: Consejo Nacional para la Cultura y las Artes.
Castillo Mena, A. (2016). Relaciones entre ciudadanía y agentes patrimoniales desde la perspectiva de la investigación académica: retos pendientes en la gestión del patrimonio cultural. Revista PH, 90: 205-207.
Declaración de Oaxtepec (1984). Reunión Ecomuseos. Territorio – Patrimonio –Comunidad. Morelos, México.
Declaración de Xochimilco (1998). Museos, Museología y Diversidad Cultural. Reuniones de trabajo del ICOFOM-LAM, Comité Internacional de Museología para América Latina y el Caribe del ICOM. Xochimilco, México.
Endere, M. & Iturburu, M. (2010). La protección del patrimonio cultural en los municipios argentinos. Revista Jurídica, 5 (5), 13-37.
Espinoza Neupert B, (2019). La Mesa de Santiago. Una forma diferente de pensar en la museología. En K. Brown; P. Davis & L. Rasposo L. (Eds.) On Community and Sustainable Museums. Sobre Museos Comunitarios y Sostenibles (pp. 9-13). Proyecto EU- LAC Museums.
Fals Borda, O. (1978). Por la práxis: el problema de cómo investigar la realidad para transformarla. Colombia, Bogotá: Federación para el Análisis de la Realidad Colombiana (FUNDARLO).
Freire, P. (1985). Pedagogía del oprimido, cuarta edición. Argentina, Buenos Aires: Siglo XXI.
Gianotti García, C.; Barreiro Martínez, D. & Vienni Baptista, B. (Coord.). (2014). Patrimonio y Multivocalidad. Teoría, práctica y experiencias en torno a la construcción del conocimiento en Patrimonio. Montevideo: CSIC Biblioteca Plural y Universidad de la República de Uruguay.
ICOM (1972). Declaración de la Mesa Redonda de Santiago de Chile. Chile.
Ley N° 10.419/86. Creación de la Comisión Provincial de Patrimonio cultural de la Provincia de Buenos Aires, Argentina (1986).
Messineo, P. & Barros M. (2009). Las ocupaciones arqueológicas del Holoceno tardío en la cuenca superior del arroyo Tapalqué (partido de Olavarría). En Endere, M. y Prado J. (Eds.), Patrimonio, ciencia y comunidad. Su abordaje en los partidos de Azul, Olavarría y Tandil (pp. 165-184). Argentina, Olavarría: Combessyes.
Montero Rivas, M. (2012). El concepto de intervención social desde la perspectiva psicológico-comunitaria. Revista MEC-EDUPAZ 1: 54-76.
Morales, T. & Camarena, C. (2019) Primeros pasos para crear un museo comunitario. En K. Brown; P. Davis & L. Rasposo L. (Eds.) On Community and Sustainable Museums. Sobre Museos Comunitarios y Sostenibles (pp. 84-95). Proyecto EU- LAC Museums.
Ordenanza municipal Nº 1771/94. Creación del Museo y Archivo Histórico en la localidad de Sierras Bayas, partido de Olavarría.
Ordenanza municipal Nº 3934/16. Creación del Registro del Patrimonio Histórico Cultural del Municipio de Olavarría.
Paz, C. (2009). El desarrollo de la minería en el partido de Olavarría. Su abordaje desde la arqueología industrial. En Endere, M. y Prado, J. (Eds.), Patrimonio, ciencia y comunidad. Su abordaje en los partidos de Azul, Olavarría y Tandil (pp. 283-302). Olavarría: Combessyes.
Prats, L. (2004). Antropología y Patrimonio. Barcelona: Ariel.
Sánchez-Carretero, C.; Muñoz-Albaladejo, J.; Ruiz-Blanch, A. & Roura-Expósito, J. (2019). El imperativo de la participación en la gestión patrimonial. España, Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas.
Santacana I Mestre, J. & N. LLonch Molina (2008). Museo local: la cenicienta de la cultura. España, Gijón: Trea.
Simon, N. (2010). The Participatory Museum. Lightning Source Inc. Recuperado de: www.participatorymuseum.org
UNESCO (2014). Gestión del patrimonio mundial cultural. Manual de referencia. UNESCO, París.
UNESCO (2015). Recomendación relativa a la Protección y Promoción de los Museos y Colecciones, su Diversidad y su Función en la Sociedad. Conferencia General. Recuperado de: http://portal.unesco.org/es/ev.php-URL_ID=49357&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html
Vitancurt, J. (2014). La gestión de Paisaje Protegido Laguna de Rocha como proceso participativo, de diálogo y construcción de confianzas. En C. Gianotti García, D. Barreiro Martínez y B. Vienni Baptista (Coord.), Patrimonio y Multivocalidad. Teoría, práctica y experiencias en torno a la construcción del conocimiento en Patrimonio (pp. 125-147). Uruguay, Montevideo: CSIC Biblioteca Plural y Universidad de la República de Uruguay.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Gabriela Chaparro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Confirmo que o trabalho é original (de minha/nossa autoria), e que não será submetido a outras revistas ou publicações até a resolução final do processo de revisão em PASOS, RTPC.
Autorizo a publicação do meu trabalho por PASOS, PSTN de acesso livre e aberto em qualquer dos formatos que considere oportuno, por tempo indeterminado e como colaboração não remunerada.
Da mesma forma, o(s) autor(es) entende(m) que o trabalho publicado pode ser vinculado ou depositado em qualquer servidor ou incluído em outras publicações (republicação), desde que o novo local e/ou a nova edição façam referência à publicação original e reconheçam a autoria e propriedade de direitos autorais das publicações PASOS RTPC.
Os autores entendem que uma verificação de plágio autoplágio será realizada, e o artigo poderá ser removido a qualquer momento do fluxo editorial.