Análise e impacto dos touroperadores e das agências de viagens no transporte turístico: novas tendências nas Canárias

Autores

  • Eduardo Parra López
  • Mercedes Melchior
  • Ángel Ramos

DOI:

https://doi.org/10.25145/j.pasos.2003.01.021

Palavras-chave:

Tour operadores, agências de viagens, ilhas Canárias, diretores de hotéis e agências de viagens, intermediação turística, anais de distribuição em turismo

Resumo

O setor do transporte turístico internacional enfrenta profundas mudanças em suas estruturações, especialmente os Tour operadores e Agências de Viagens. Os novos sistemas de distribuição de reservas (GDS e CRS), bem como os sistemas de televisão interativa, estão marcando as novas diretrizes do setor. A plataforma mundial Internet criou novas condições, que emergem a um ritmo rápido e cada vez mais dinâmico. Por isso, estas organizações têm gradualmente que explorar esta prolifera- ção de ferramentas de gestão com o objetivo de estabelecer novas estratégias competitivas e posicionar- se numa área cada vez mais volátil, com novos comportamentos e formas, tanto na procura como na oferta. Este estudo exploratório identifica e comenta diversas questões, recolhendo a opinião de 82 diretores de Hotéis e Agências de Viagens sobre sua visão da problemática atual, assim como a evolução futura do setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Parra López

Eduardo Parra es doctor en Organización de Empresas y Master en Comercio Internacional por la Escuela de Organización Industrial (EOI).  Departamento de Economía y Dirección de Empresas de la Universidad de La Lagu- na (Tenerife, España).

Mercedes Melchior

Mercedes Melchior es diplomada en Ciencias Empresariales y licenciada en Ciencias Económicas y Empresaria- les. Es profesora del Área de Organización de Empresas del Departamento de Economía y Dirección de Empresas de la Universidad de La Laguna (Tenerife, España).

Ángel Ramos

Ángel Ramos es doctor en Ciencias Económicas y Empresariales. Es profesor Titular de Escuela Universitaria del Departamento de Economía de las Instituciones, Estadística Económica y Econometría de la Universidad de La Laguna (Tenerife, España).

Referências

Buhalis, D. y Licata, M.C. 2002 “The Future e-Tourism Intermediaries”, Tourism Management, 23:207-220

Cooper, C.; Fletcher, J.; Gilbert, D. y Wanhill, S. 1998 Tourism Principals and Practice. London: Longman. 2nd Edition. Edited by Shepherd.

Hall, C.M. y Butler, D. 1995 “In search of common ground: Reflections on sustainability, complexity and process in the tourism system”. Journal of Sustainable Tourism, 3(2): 99-105.

Holloway, J.C. 1994 The Business of Tourism. 4th Pitman Publishers.

IPK International 2001 European Travel Monitor. Base de Datos no publicada

Jiménez González, V. Et al 2001 Análisis del turismo y del comercio minorista en Canarias mediante técnicas multivariante. Colección investigación Empresarial. Vol.6. Tenerife (Islas Canarias): FYDE- Cajacanarias. IUDE. Gobierno de Canarias, Consejería de Economía y Hacienda.

Key Note LTD. 1998 Market Review, Travel Agents and Overseas Touroperators.

Lickorish L.J. y Jenkins C.L. 2000 Una Introducción al Turismo. Madrid: Síntesis.

Melchior Navarro, M.; Parra López, E. y Ramos Domínguez, A. 2002 “The Impact of Organizational Factors in the Managerial Hospitality Configurations”. Research in Tourism and Hospitality: The Surrey Quarterly Review, 4(2): 130-144.

Mintel 1998 “City Breaks”. Leisure Intelligence.

Mintel 2000 “Travel Agents”. Retail Intelligence.

O´Brien, K 1998 “The European Business Travel Market”. Travel and Tourism Analyst, 4: 37-54.

Oreja, J.R. et al 1999 El impacto del entorno en las acti- vidades empresariales. El caso de la empresa en Canarias. Colección investigación Empresarial. Vol.4. Te- nerife (Islas Canarias): FYDE- Cajacanarias. IUDE. Gobierno De Canarias, Consejería de Economía y Hacienda.

Parra López, E. 2002 “Determinantes estratégicos para la obtención de ventajas competitivas en el canal de distribución de servi- cios turísticos”. Universidad de La Laguna. Tesis Doctoral. Sin publicar.

Page, S.J. et al 2001 Tourism: A Modern Synthesis. London: Thomson Learning.

Pender, L. 1999 Marketing Management for Travel and Tourism. Stanley Thornes (Publishers) Ltd.

Pender, L. 2001 Travel trade and Transport: An introduction. Tourism. London: Continuum.

Pender, L. y Baum, T.G. 2000 “Have the frills really left the European Airline Industry?”, International Journal of Tourism Research, 2(6).

Pfeffer, J. y Salancik, G.R. 1978 The External Control of Organizations: A Resource Dependence Perspective. Harper & Row Publishers, Inc.

Poon, A. 1993 Tourism, Technology and Competitive Strategies. CAB International.

Prideaux, B. 2001 Tourism in the 21st Century: Lessons from Experience. Edited by Bill Faulkner, Gianna Moscardo and Eric Laws. London: Continuum. Pág.91-107-

Universidad Opina 2002 Jornadas Técnicas sobre el avance de las directrices de ordenación del Turismo en Canarias. Tenerife (Is- las Canarias): Universidad de La Laguna. Vicerrectorado de Extensión Universitaria. Gobierno de Canarias. Consejería de Política Territorial.

Vellas, F. y Becherel, L. 1995 International Tourism. Macmillan Business. WTTC

Vellas, F. y Becherel, L. 1995aTravel and Tourism, Progress and Priorities. Bruselas: WTTC.

Vellas, F. y Becherel, L. 1995bEuropean Union, Travel and Tourism. Bruselas: WTTC.

Vellas, F. y Becherel, L. 2000 Informe anual. www.aac-uk.org

Sitios web

www.aac-uk.org www.thomson.com/learning/learning.jsp www.iuristur.es/autonomias/asturias2/ast urias.html www.mesadelturismo.com/common/mt/co mpendio/legislacion- general/ordenacion/canarias/ficha_ley_7-95_cana.shtm www.editur.es/decreto/decreto.pdf www.unav.ws/common/fe/informes/diagnostico/efectos.shtm www.unav.ws/common/fe/informes/diagno stico/cadena_valor.shtm

Publicado

2003-06-30

Como Citar

Parra López, E., Melchior, M., & Ramos, Ángel. (2003). Análise e impacto dos touroperadores e das agências de viagens no transporte turístico: novas tendências nas Canárias. PASOS Revista De Turismo Y Patrimonio Cultural, 1(2), 217–229. https://doi.org/10.25145/j.pasos.2003.01.021

##plugins.generic.pfl.publicationFactsTitle##

Metric
##plugins.generic.pfl.thisArticle##
##plugins.generic.pfl.otherArticles##
##plugins.generic.pfl.peerReviewers## 
##plugins.generic.pfl.numPeerReviewers##
##plugins.generic.pfl.averagePeerReviewers##

##plugins.generic.pfl.reviewerProfiles##  Indisp.

##plugins.generic.pfl.authorStatements##

##plugins.generic.pfl.authorStatements##
##plugins.generic.pfl.thisArticle##
##plugins.generic.pfl.otherArticles##
##plugins.generic.pfl.dataAvailability## 
##plugins.generic.pfl.dataAvailability.unsupported##
##plugins.generic.pfl.averagePercentYes##
##plugins.generic.pfl.funders## 
Indisp.
##plugins.generic.pfl.numHaveFunders##
##plugins.generic.pfl.competingInterests## 
Indisp.
##plugins.generic.pfl.averagePercentYes##
Metric
##plugins.generic.pfl.forThisJournal##
##plugins.generic.pfl.otherJournals##
##plugins.generic.pfl.articlesAccepted## 
##plugins.generic.pfl.numArticlesAccepted##
##plugins.generic.pfl.numArticlesAcceptedShort##
##plugins.generic.pfl.daysToPublication## 
##plugins.generic.pfl.numDaysToPublication##
145

##plugins.generic.pfl.indexedIn##

    ##plugins.generic.pfl.indexedList##
##plugins.generic.pfl.editorAndBoard##
##plugins.generic.pfl.profiles##
##plugins.generic.pfl.academicSociety## 
PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
##plugins.generic.pfl.publisher## 
Instituto Universitario de Investigación Social y Turismo. Universidad de La Laguna (España) - Instituto Universitario da Maia ISMAI (Portugal)