Pesquisa internacional em marketing turístico: análise de conteúdo sobre temas e metodologias

Autores

  • j. Enrique Bigné Alcañiz
  • Luisa Andreu Simó
  • Isabel Sánchez García
  • Alejandro Alvarado Herrera

DOI:

https://doi.org/10.25145/j.pasos.2008.06.030

Palavras-chave:

marketing turístico, análise de conteúdo, estudo longitudinal, análise bibliométrica

Resumo

Com os objetivos de (1) determinar os temas mais recorrentes na literatura de marketing turístico e seu âmbito de aplicação, tentando identificar futuras linhas de pesquisa, e (2) analisar a orientação metodológica dos mesmos, foi realizada uma investigação centrada na análise de conteni- do de 269 artigos de marketing turístico publicados nas principais revistas internacionais especia- lizadas no período 2004-2006. Os resultados obtidos por três juízes independentes destacam o papel central do comportamento do turista, sendo as estratégias de marketing o segundo tema mais estudado. Quanto ao subsetor, quase metade dos trabalhos de marketing turístico se aplicam a nos, sendo também relevante a análise dos tipos de turismo.

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Biografia do Autor

j. Enrique Bigné Alcañiz

Enrique Bigné, Luisa Andreu e Isabel Sánchez son profesores del departamento de Comercialización e Investiga- ción de Mercados. Facultad de Economía. Universitat de València.

Luisa Andreu Simó

Enrique Bigné, Luisa Andreu e Isabel Sánchez son profesores del departamento de Comercialización e Investiga- ción de Mercados. Facultad de Economía. Universitat de València.

Isabel Sánchez García

Enrique Bigné, Luisa Andreu e Isabel Sánchez son profesores del departamento de Comercialización e Investiga- ción de Mercados. Facultad de Economía. Universitat de València

Alejandro Alvarado Herrera

Alejandro Alvarado es profesor del Departamento de Turismo y Negocios. División de Desarrollo Sustentable. Universidad de Quintana Roo. México

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Publicado

2008-10-21

Como Citar

Bigné Alcañiz, j. E., Andreu Simó, L., Sánchez García, I., & Alvarado Herrera, A. (2008). Pesquisa internacional em marketing turístico: análise de conteúdo sobre temas e metodologias. PASOS Revista De Turismo Y Patrimonio Cultural, 6(3), 391–398. https://doi.org/10.25145/j.pasos.2008.06.030

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Instituto Universitario de Investigación Social y Turismo. Universidad de La Laguna (España) - Instituto Universitario da Maia ISMAI (Portugal)