Pesquisa internacional em marketing turístico: análise de conteúdo sobre temas e metodologias

Autores

  • j. Enrique Bigné Alcañiz
  • Luisa Andreu Simó
  • Isabel Sánchez García
  • Alejandro Alvarado Herrera

DOI:

https://doi.org/10.25145/j.pasos.2008.06.030

Palavras-chave:

marketing turístico, análise de conteúdo, estudo longitudinal, análise bibliométrica

Resumo

Com os objetivos de (1) determinar os temas mais recorrentes na literatura de marketing turístico e seu âmbito de aplicação, tentando identificar futuras linhas de pesquisa, e (2) analisar a orientação metodológica dos mesmos, foi realizada uma investigação centrada na análise de conteni- do de 269 artigos de marketing turístico publicados nas principais revistas internacionais especia- lizadas no período 2004-2006. Os resultados obtidos por três juízes independentes destacam o papel central do comportamento do turista, sendo as estratégias de marketing o segundo tema mais estudado. Quanto ao subsetor, quase metade dos trabalhos de marketing turístico se aplicam a nos, sendo também relevante a análise dos tipos de turismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

j. Enrique Bigné Alcañiz

Enrique Bigné, Luisa Andreu e Isabel Sánchez son profesores del departamento de Comercialización e Investiga- ción de Mercados. Facultad de Economía. Universitat de València.

Luisa Andreu Simó

Enrique Bigné, Luisa Andreu e Isabel Sánchez son profesores del departamento de Comercialización e Investiga- ción de Mercados. Facultad de Economía. Universitat de València.

Isabel Sánchez García

Enrique Bigné, Luisa Andreu e Isabel Sánchez son profesores del departamento de Comercialización e Investiga- ción de Mercados. Facultad de Economía. Universitat de València

Alejandro Alvarado Herrera

Alejandro Alvarado es profesor del Departamento de Turismo y Negocios. División de Desarrollo Sustentable. Universidad de Quintana Roo. México

Referências

Bigné, E. 1996 “Turismo y marketing. Una revisión y perspectivas de futuro”. Estudios Turís- ticos, 129: 105-127.

Bigné, E. 1999 “El análisis de contenido”. En Sara- bia, J.F. (ed.), Metodología para la Investigación en Marketing y Dirección de Empresas (pp. 255-71). Madrid: Pirámide.

Bigné, E. 2005 “Nuevas orientaciones del marketing turístico: de la imagen de destinos a la fidelización de los turistas”. Papeles de Economía, Especial Monográfico, 102: 221-235.

Bigné, E., Andreu, L. y Sánchez I. 2005 “Investigación en marketing turístico: un análisis de las publicaciones en el período 1995-2003”. XV Jornadas His- pano-Lusas de Gestión Científica, Sevilla.

Calantone, R. J. y Mazanec, J.A. 1991 "Marketing management and tourism". Annals of Tourism Research, 18(1):101-119.

Holsti, O. R. 1969 Content analysis for the social sciences and humanities. Reading, MA: Addison Wesley.

Kolbe, R. H. y Burnett, M. S. 1991 “Content-analysis research: An ex- amination of applications with directives for Improving research reliability and objectivity”. The Journal of Consumer Research, 18(2): 243-250.

McKercher, B., Law, R. y Lam, T. 2006 “Rating tourism and hospitality journals”. Tourism Management, 27(6): 1235-1252.

Mattila, A.S. 2004 “Consumer behaviour research in hospitality and tourism journals”. Hos- pitality Management, 23: 449-457.

Oh, H.; Kim, B. y Shin, J. 2004 “Hospitality and tourism marketing recent developments in research and future directions”. Hospitality Management, 23: 425-447.

Perreault, W. D., Jr. y Leigh, L. E. 1989 “Reliability of nominal data based on qualitative judgements”. Journal of Marketing Research, 26(2): 135-148.

Riffe, D., Lacy, S. y Fico, F. G. 2005 Analyzing media messages: using quantitative content analysis in research (2ªed.). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

Svensson, G. y Wood, G. 2006 “The Pareto plus syndrome in top marketing journals: research and jour- nal criteria”. European Business Re- view, 18(6): 457-467.

Svensson, G. y Wood, G. 2007 “Research designs and scientific identity in marketing journals: review and evaluation”. European Journal of Marketing, 41(5/6): 419-438.

Swain, M.B.; Brent, M. y Long, V.H. 1998 “Annals and tourism evolving. Indexing 25 years of publication”. Annals of Tourism Research, 25(index): 991-1014.

Publicado

2008-10-21

Como Citar

Bigné Alcañiz, j. E., Andreu Simó, L., Sánchez García, I., & Alvarado Herrera, A. (2008). Pesquisa internacional em marketing turístico: análise de conteúdo sobre temas e metodologias. PASOS Revista De Turismo Y Patrimonio Cultural, 6(3), 391–398. https://doi.org/10.25145/j.pasos.2008.06.030