Qualidade de serviço (pessoal em contacto e suporte físico) dos es- quadros de alojamento do município Carirubana Estado Falcón

Autores

  • Carolina Tremont
  • José E. Hernández

DOI:

https://doi.org/10.25145/j.pasos.2010.08.017

Palavras-chave:

pessoal contato, suporte físico, qualidade de serviço de atendimento

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é: Avaliar as condições (Pessoal em Contato e Suporte Físico), nos Estabelecimentos de Alojamento do Município Carirubana do Estado Falcón, para conceber um Programa de Inspecção e Controlo baseado na Teoria Servo de Pierre Eiglier e Eric Langeard. As técnicas de coleta de dados utilizadas para realizar a pesquisa foram: Observação Direta Participante, Entrevistas, Inquéritos Dirigidos e Revisão Bibliográfica. Com a informação obtida se evidenciou a situação atual do Pessoal em Contato em conjunto com o suporte- te Físico e os resultados foram analisados com a Técnica de Análise D.O.F.A. Este estudo permitirá me- melhorar a qualidade destes dois primeiros elementos considerados quando aplicados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Tremont

Carolina Tremont: es Licenciada en Hotelería, egresada de la Escuela de Hotelería y Turismo de la Universidad de Oriente, Núcleo de Nueva Esparta, Venezuela.

José E. Hernández

José E. Hernández: Tutor de esta investigación, es profesor Asistente, en la Escuela de Hotelería y Turismo de la Universidad de Oriente, Núcleo de Nueva Esparta, Venezuela. Actualmente cursando estudios doctorales en la Universidad de Málaga (España) en convenio con la Universidad del Zulia (Venezuela). Coordinador del Centro de Investigaciones Turísticas de la Universidad de Oriente.

Referências

Acerenza, M. A. 1997 Administración del Turismo. Plani- ficación y Dirección. México: Editorial Trillas.

Bavaresco, A. M. 1997 Proceso Metodológico en la Investigación. Venezuela: Editorial de la Universidad del Zulia.

CORPOTULIPA 2002 Manual Corporativo, de la Corporación para la Zona Libre para el Fomento de la Inversión Turística en la Península de Paraguaná.

Fred, D. 1994 La Gerencia Estratégica. Colombia: Editores Legis.

Gallego, J. F. 2002 Gestión de Hoteles. Una nueva visión. España: Editores Thomson.

Gil M., José I. 1998 Administración Moderna. Colombia: Macgraw-Hill. Biblioteca Práctica de Negocios. D´Vinni Editorial Ltda.

Hernández, Baptista Y Collado. 1991 Metodología de la Investigación. México: Editorial Mc Graw – Hill. Ley del Sistema Venezolano para la Calidad. SENCAMER. Octubre 2002.

Martín Rojo, I. 2000 Dirección y Gestión de Empresas del Sector Turístico. España: Ediciones Pirámide.

Norma Venezolana COVENIN 2030-83, Clasificación de las Empresas de Alo- jamiento Turístico.1987.

Mcintosh, R. 1989 Turismo Planeación, Administración y Perspectivas. México: Editorial Limusa.

Pierre, E. y Langeard, E. 1989 SERVUCCION, El Marketing de Servicios. España: Editorial Mc Graw– Hill.

Ramírez, M. 1990 Teoría General del Turismo. México: Editorial Diana.

Serna, H. 2000 Gerencia Estrategia .Planeación y Gestión – Teoría y Metodología. Bogotá: 3r Editores.

Stoner, J. 1996 Administración. México: Editorial Prefice – Holl.

Tamayo Y Tamayo, M. 2001 El Proceso de la Investigación Científica. 4ta Edición. México: Editorial Limusa.

Publicado

2010-01-15

Como Citar

Tremont, C., & Hernández, J. E. (2010). Qualidade de serviço (pessoal em contacto e suporte físico) dos es- quadros de alojamento do município Carirubana Estado Falcón. PASOS Revista De Turismo Y Patrimonio Cultural, 8(1), 219–235. https://doi.org/10.25145/j.pasos.2010.08.017

##plugins.generic.pfl.publicationFactsTitle##

Metric
##plugins.generic.pfl.thisArticle##
##plugins.generic.pfl.otherArticles##
##plugins.generic.pfl.peerReviewers## 
##plugins.generic.pfl.numPeerReviewers##
##plugins.generic.pfl.averagePeerReviewers##

##plugins.generic.pfl.reviewerProfiles##  Indisp.

##plugins.generic.pfl.authorStatements##

##plugins.generic.pfl.authorStatements##
##plugins.generic.pfl.thisArticle##
##plugins.generic.pfl.otherArticles##
##plugins.generic.pfl.dataAvailability## 
##plugins.generic.pfl.dataAvailability.unsupported##
##plugins.generic.pfl.averagePercentYes##
##plugins.generic.pfl.funders## 
Indisp.
##plugins.generic.pfl.numHaveFunders##
##plugins.generic.pfl.competingInterests## 
Indisp.
##plugins.generic.pfl.averagePercentYes##
Metric
##plugins.generic.pfl.forThisJournal##
##plugins.generic.pfl.otherJournals##
##plugins.generic.pfl.articlesAccepted## 
##plugins.generic.pfl.numArticlesAccepted##
##plugins.generic.pfl.numArticlesAcceptedShort##
##plugins.generic.pfl.daysToPublication## 
##plugins.generic.pfl.numDaysToPublication##
145

##plugins.generic.pfl.indexedIn##

    ##plugins.generic.pfl.indexedList##
##plugins.generic.pfl.editorAndBoard##
##plugins.generic.pfl.profiles##
##plugins.generic.pfl.academicSociety## 
PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
##plugins.generic.pfl.publisher## 
Instituto Universitario de Investigación Social y Turismo. Universidad de La Laguna (España) - Instituto Universitario da Maia ISMAI (Portugal)