Enoturismo e promoção do território. Análise comparativa entre o novo e o velho mundo do vinho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25145/j.pasos.2020.18.032

Palavras-chave:

turismo gastronómico e enológico, açambarcamento de terra, desenvolvimento rural, diversificação da produção, México Central, Nordeste de Espanha

Resumo

São analisados dois modelos de promoção e desenvolvimento do enoturismo nas regiões Regiões vinícolas da América Latina e da Europa: a região vinícola de Querétaro (México) e a Denominação de Origem (D.O) Penedès (Catalunha, Espanha). Através de uma abordagem qualitativa com base num estudo de caso comparativo e na aplicação de técnicas etnográficas, Os paralelos e diferenças entre os dois foram documentados para identificar como promove e desenvolve o enoturismo em contextos com características semelhantes, mas também com fortes contrastes que revelam formas diferenciadas de activação turística dos recursos
alimentação e vinho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACEVIN (2017). Informe de visitantes a bodegas y museos del vino asociados a las Rutas del Vino de España. Año 2016. Recuperado de https://www.wineroutesofspain.com/bd/archivos/archivo728.pdf.

taro A.C.) (2017). es de Quer Municipal)ch"ades. M rurales en la globalizaciarttur actores mejor posicionados. al como pudimos cAlmanza, L. (27 de julio de 2016). En puerta el cluster vitivinícola de Querétaro. El Financiero. Recuperado de http://www.elfinanciero.com.mx/bajio/en-puerta-el-cluster-vitivinicola-de-queretaro.html.

Almanza, L. (7 de agosto de 2017a). Freixenet recibió 15 mil visitantes en vendimia de Querétaro. El Financiero. Recuperado de http://www.elfinanciero.com.mx/bajio/freixenet-estima-15-mil-visitantes-en-vendimia-de-queretaro.html.

Almanza, L. (12 de mayo de 2017b). Querétaro, líder nacional en vinos espumosos. El Financiero. Recuperado de http://www.elfinanciero.com.mx/bajio/queretaro-lider-nacional-en-vinos-espumosos.html.

Andreu, R. y Verdú, L. (2012). Turismo enológico en Alicante: La ruta del vino en el municipio de Pinoso. Cuadernos de Turismo, (30), 35-61.

AVQ (2017). Querétaro. Viticultura extrema. México: AVQ.

Bessière, J. (1998). Local development and heritage: traditional food and cuisine as tourist attractions in rural areas. Sociologia Ruralis, 38(1), 21-34.

Bourdieu, P. (1988). La distinción. Criterio y bases sociales del gusto. Madrid: Santillana Ediciones.

Brochado, A., Stoleriu, O. y Lupu, C. (2019). Wine tourism: a multisensory experience. Current Issues in Tourism, 1-19.

Brunori, G. y Rossi, A. (2000). Synergy and coherence through collective action: some insights from wine routes in Tuscany. Sociologia Ruralis, 40(4), 409-423.

Cambourne, B., Hall, M., Johnson, G., Macionis, N., Mitchell, R. y Sharples, L. (2000). The maturing wine tourism product: an international overview. En M. Hall, L. Sharples, B. Cambourne y N. Macionis (Eds.), Wine torurism around the world. Development, management and markets (pp. 24-66). Oxford: Elsevier Ltd.

Carmichael, B. (2005). Understanding the wine tourism experience for winery visitors in the Niagara Region, Ontario, Canada. Tourism Geographies, 7(2), 185-204.

Charters, S. (2009). New World and Mediterranean wine tourism: A comparative analysis. Tourism, 57(4), 369-379.

Contreras, J. y Ribas, J. (2014). Sobre la construcció social del patrimoni alimentari. Revista d`Etnologia de Catalunya, (39), 84-94.

Corona, S. A. (2011). La vitivinicultura en el pueblo de Santa María de las Parras. Producción de vinos, vinagres y aguardientes bajo el paradigma andaluz (siglos XVII y XVIII). Torreón: Parque España de la Laguna.

Corpus, K. M., Meraz, L. y Díaz, E. R. (2018). Enoturismo en Baja California, México: un estudio desde la perspectiva del visitante. Teoría y Praxis, 14(26), 97-122.

Demoissier, M. (2011). Beyond the terroir: territorial construction, hegemonic discourses and French wine culture. Journal of the Royal Anthropological Institute, 17, 685-705.

De Jesús, D. y Thomé, H. (22 de agosto de 2018). Oenogastronomic heritage in central Mexico: aestheticisation and authentication practices as mechanisms of tourist appropriation. Anthropology of Food, 13. Recuperado de https://journals.openedition.org/aof/8333.

De Jesús, D. y Thomé, H. (2019). Enoturismo y rutas del vino en México. Estado del conocimiento y análisis de casos. RIVAR, 6(17), 27-44.

De Jesús, D., Thomé, H., Espinoza, A. y Vizcarra, I. (2019). Trayectoria territorial de la región enológica de Querétaro, México (1970-2017): enoturismo y calidad territorial. Cuadernos Geográficos, 58(2), 240-261..

Eisenhardt, K. (1989). Building theories from case study research. Academy of Management Review, 14(4), 532-550.

Elías, L.V. (2006). El turismo del vino: otra experiencia de ocio. Bilbao: Universidad de Deusto.

Espeitx, E. (2004). Patrimonio alimentario y turismo: una relación singular. Pasos. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 2(2), 193-213.

Ferreira, S. y Hunter, A. (2017). Wine tourism development in South Africa: a geographical analysis. Tourism Geographies, 1-23.

Fernández, A., Herrero, L. y Vidal, J. (2017). Los organismos de gestión de destino en enoturismo: casos Internacionales de éxito. Pasos. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 15(4), 793-805.

García, A., Meraz, L., y Díaz, E. R. (2018). Wine tourism and wine marketing in family-owned micro wineries in Guadalupe Valley, Mexico. Rosa Dos Ventos, 10(4); 690-711.

Hall, M. y Mitchell, R. (2002). The tourist terroir of New Zealand wine: the importance of region in the wine tourism experience. En A. Montanari (Ed.), Food and environment: geographies of taste (pp. 69-91). Roma: Società Geografica Italiana.

INAFED (2010). Enciclopedia de los municipios y delegaciones de México. Querétaro de Arteaga. México: Secretaría de Gobernación.

INCAVI (22 de octubre de 2017). Cataluña. Denominaciones de Origen Protegidas: Vinos y Cava. Recuperado de http://incavi.gencat.cat/ca/denominacions-origen-protegides/

Jones, M., Singh, N. y Hsiung, Y. (2015). Determining the critical success factors of the wine tourism region in Napa from a supply perspective. International Journal of Tourism Research, 7, 261-271.

López, I. y Thomé, H. (2015). Los pueblos mágicos como enclaves territoriales: el caso de Tequisquiapan y la Ruta del Queso y el Vino de Querétaro. En R. Hernández (Coord.), Pueblos mágicos: discursos y realidades. Una mirada desde las políticas públicas y la gobernanza (pp. 303-325). México: UAM-L/Juan Pablos Editor.

Medina, F.X. y Tresserras, J. (2008). Turismo enológico y rutas del vino en Cataluña. Análisis de casos: D.O Penedès, D.O Priorat y D.O. Montsant. Pasos. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 6(3), 493-509.

Medina, F.X. (2010). Historia, vino y denominaciones de origen: la importancia del discurso de base histórica en denominaciones de origen vitivinícolas. Los casos de la DOQ Priorat y de la DO Montsant (Cataluña, España). En F. Duhart y S. A. Corona (Eds.), Vinos de América y Europa. Catorce miradas desde las Ciencias del Hombre (pp. 155-178). París: Le Manuscript.

Medina, F.X. (2015). Turismo y cultura en Denominaciones de Origen enogastronómicas: el caso de la región de Tokaj-Hegyalja (Hungría). International Journal of Scientific Management and Tourism 3, 167-177.

Meraz, L. y Ruiz, A.V. (2016). El enoturismo de Baja California, México: un análisis de su oferta y comparación con la región vitivinícola de La Rioja, España. Investigaciones Turísticas, (12), 73-98.

Miele, M. (2006). Consumption culture: the case of food. En P. Cloke, T. Marsden y P. Mooney (Ed.), The handbook of rural studies (pp. 344-354). Londres: SAGE Publications.

Novo, G., Osorio, M. y Sotomayor, S. (2018). Wine tourism in Mexico: an initial exploration. Anatolia. An International Journal of Tourism and Hospitality Research, 1-12.

Noy, C. (2008). Sampling knowledge: the hermeneutics of snowball sampling in qualitative research. International Journal of Social Research Methodology, 11(4), 327-344.

Oropeza, P. (27 de mayo de 2015). La industria vitivinícola de Querétaro crece a un ritmo anual de 15 a 20%. El Financiero. Recuperado de http://www.elfinanciero.com.mx/bajio/la-industria-vitivinicola-de-queretaro-crece-a-un-ritmo-anual-de-15-a-20.html.

Pelegrín, J., González-Menorca, C. y Meraz, L. (2019). The influence of the emotions produced by the wine offer, winery visits, and wine news on wine purchase intent in tourists. Spanish Journal of Agricultural Research, 17(1), 1-14.

Poulain, J.P. (2007). Los patrimonios gastronómicos y sus valorizaciones turísticas. En J. Tresserras y F.X. Medina (Eds.), Patrimonio gastronómico y turismo cultural en el Mediterráneo (pp. 39-71). Barcelona: Ibertur.

Serrano, D. (2011). El turismo del vino: la lectura espacial de un binomio estratégico. En F.X. Medina, D. Serrano y J. Tresserras (Eds.), Turismo del vino. Análisis de casos internacionales (pp. 19-33). Barcelona: Editorial UOC.

Stake, R. (2000). Case Studies. En: N. Denzin y Y. Lincoln (Eds.), The SAGE Handbook of Qualitative Research (pp.435-454). Londres: Sage Publications.

Thomé, H. (2017). Turismo agroalimentario y apropiación del territorio. El caso del turismo enológico en el centro de México. M.C. del Valle y J. Tolentino (Coords.), Gobernanza territorial y Sistemas Agroalimentarios Localizados en la nueva ruralidad (pp. 65-71). México: CONACYT/Red SIAL México.

Tonini, H. y Lavandosky, J. (2010). Enoturismo, territorio y periferia. Un estudio de caso en el Vale dos Vinhedos (RS, Brasil). Estudios y Perspectivas en Turismo, 19(3), 346-358.

Velarde, I. (2012). Activación de Sistemas Agroalimentarios Localizados en la región Pampeana Argentina: un anàlisis comparado. En G. Torres y R.M. Larroa (Coord.), Sistemas Agroalimentarios Localizados. Identidad territorial, construcción de capital social e Instituciones (pp. 135-159). México: UNAM-Juan Pablos Editor.

Publicado

2020-07-16

Como Citar

De Jesús- Contreras, D., Thomé-Ortiz, H., & Medina, F. X. (2020). Enoturismo e promoção do território. Análise comparativa entre o novo e o velho mundo do vinho. PASOS Revista De Turismo Y Patrimonio Cultural, 18(3), 457–471. https://doi.org/10.25145/j.pasos.2020.18.032

##plugins.generic.pfl.publicationFactsTitle##

Metric
##plugins.generic.pfl.thisArticle##
##plugins.generic.pfl.otherArticles##
##plugins.generic.pfl.peerReviewers## 
##plugins.generic.pfl.numPeerReviewers##
##plugins.generic.pfl.averagePeerReviewers##

##plugins.generic.pfl.reviewerProfiles##  Indisp.

##plugins.generic.pfl.authorStatements##

##plugins.generic.pfl.authorStatements##
##plugins.generic.pfl.thisArticle##
##plugins.generic.pfl.otherArticles##
##plugins.generic.pfl.dataAvailability## 
##plugins.generic.pfl.dataAvailability.unsupported##
##plugins.generic.pfl.averagePercentYes##
##plugins.generic.pfl.funders## 
Indisp.
##plugins.generic.pfl.numHaveFunders##
##plugins.generic.pfl.competingInterests## 
Indisp.
##plugins.generic.pfl.averagePercentYes##
Metric
##plugins.generic.pfl.forThisJournal##
##plugins.generic.pfl.otherJournals##
##plugins.generic.pfl.articlesAccepted## 
##plugins.generic.pfl.numArticlesAccepted##
##plugins.generic.pfl.numArticlesAcceptedShort##
##plugins.generic.pfl.daysToPublication## 
##plugins.generic.pfl.numDaysToPublication##
145

##plugins.generic.pfl.indexedIn##

    ##plugins.generic.pfl.indexedList##
##plugins.generic.pfl.editorAndBoard##
##plugins.generic.pfl.profiles##
##plugins.generic.pfl.academicSociety## 
PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
##plugins.generic.pfl.publisher## 
Instituto Universitario de Investigación Social y Turismo. Universidad de La Laguna (España) - Instituto Universitario da Maia ISMAI (Portugal)