Qualidade no sector do turismo: quadro regulamentar e planeamento

Autores

  • Mª REMEDIOS ZAMORA ROSELLÓ

DOI:

https://doi.org/10.25145/j.pasos.2019.17.021

Palavras-chave:

Administração pública, Sustentabilidade, Competitividade, Acessibilidade, Residentes e visitantes, Andaluzia

Resumo

Este artigo analisa a qualidade do ponto de vista do sector público, centrando-se na participação da Administração Geral do Estado e das Comunidades Autónomas, com especial atenção para os instrumentos de regulação e planeamento adoptados na Andaluzia. A perspectiva autonómica completa-se com o estudo das iniciativas adoptadas na Catalunha e nas Ilhas Canárias; esta selecção tem origem na experiência turística destas Comunidades e no elevado número de visitantes, nacionais e internacionais, que recebem anualmente. O exame da evolução das disposições e planos adoptados permite-nos saber quais são os objectivos e princípios para alcançar a qualidade que estão a ser promovidos pelas Administrações Públicas, bem como o nível de adaptação destes fins às exigências do sector privado e da cidadania. A metodologia utilizada tem sido a análise jurídica do atual marco regulatório, bem como dos instrumentos de planejamento adotados e da documentação com fontes bibliográficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Álvarez Sousa, A. (2003). Turismo y calidad global. Contribución al desarrollo integral. En Blanquer Criado, D., V Congreso de Turismo, Universidad y Empresa. La calidad integral del turismo. Valencia, Tirant lo Blanch.

Álvarez García, J., Fraiz Brea, J., Del Río Rama, M. (2012). Grado de utilización de las herramientas de calidad en el sector de alojamiento turístico español. Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 10 (5): 495-510.

Beas Secall, L. (2012). Los planes de excelencia turística en España (1992-2006). Una apuesta por la revitalización de los destinos. Revisión de su implantación e impactos. Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, XVI (411): 387-424.

Bethencourt Cejas, M., Díaz Pérez, F., González Morales, M., Sánchez Pérez, J. (2005). La medición de la calidad de los servicios prestados por los destinos turísticos: el caso de la isla de La Palma. Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 3(2): 265-272.

Castro León, J. (2005). La Calidad como herramienta de gestión del Turismo Cultural. Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 3(1): 143-148.

Djofack, S. (2012). Análisis del impacto del sistema de calidad ISO 2001 y del Sistema de Calidad Turística Española en empresas y organizaciones turísticas: Un estudio empírico en Baleares, Tesis Doctoral, Universitat de les Illes Balears, 2012 (145).

Fraguell I Sansbelló, R. (2011). Las certificaciones ambientales como nuevos instrumentos de gestión turística. El caso de “The Green Key. En Espacios y destinos turísticos en tiempos de globalización y crisis. XII Coloquio de Geografía del Turismo, Ocio y Recreación, Universidad Carlos III, Madrid.

Fuentes Medina, L., Hernández Estárico, E., y Morini Marrero, S. (2016). Q de calidad y satisfacción del turista en el sector hotelero español. Cuadernos de Turismo 37: 203-226.

Hernández Galán, J. (2017). Observatorio de accesibilidad universal del turismo en España, Fundación ONCE, Madrid.

Hall, C. (2008). Tourism Planning. Policies, processes and relationships, Person Education, Londres, 2ª edc.

Hernández Ramírez, J. (2008). La imagen de Andalucía en el turismo, Centro de Estudios Andaluces. Consejería de la Presidencia, Junta de Andalucía, Sevilla.

Jiménez, S., y Prats, L. (2006).El turismo en Cataluña: evolución histórica y retos de futuro. Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 4(2): 153-174.

Jurado Almonte, J. (2014). El turismo accesible en Andalucía. Un producto turístico emergente. Revista de Estudios Andaluces, 31: 1-34.

Larrubia Vargas, R., y Luque Gil, A. (2001). Las estrategias para la excelencia y la calidad turística en los destinos maduros. El caso de la provincia de Málaga. Baética: estudios de arte, geografía e historia 23: 75 – 118.

López-Guzmán, T., y Jesus, M. (2011). Turismo, cultura y gastronomía. Una aproximación a las rutas culinarias. International Conference on Tourism & Management Studies, Algarve (Portugal).

Mariño Romero, J., Sánchez-Franco, M., Martín-Velicia, F., y Hernández Mogollón, J. (2013). Calidad en el sector turístico. Análisis del Estado del Arte. Turismo e innovación: VI Jornadas de Investigación en Turismo, Universidad de Sevilla, Sevilla: 291-312.

Navarro de Vega, A. (1999). Plan de calidad turística española. Antecedentes, desarrollo y puesta en marcha. Estudios Turísticos, 139: 5-13.

Pérez Guerra, R. (2014). La intervención administrativa en el sector turístico español: La política turística. Revista Aragonesa de Administración Pública, 43: 396-413.

Romagosa, F., Priestley, G., y Llurdés, J. (2011). El turismo en el marco de una estrategia de planificación sostenible general en Cataluña. Boletín de la Asociación de Geógrafos Españoles, 57: 2667-193.

Sanz Domínguez, C. (2003). La calidad del turismo en la legislación turística: en particular el caso de Andalucía. En Blanquer Criado, D. V Congreso de Turismo, Universidad y Empresa. La calidad integral del turismo, Tirant lo Blanch, Valencia.

Torrejón López, J., (2017). La ordenación de la oferta turística. En Fernández Ramos, S., y Pérez Monguió, J. Estudio sobre el Derecho del Turismo de Andalucía, Instituto Andaluz de Administración Pública, Sevilla.

Tudela Aranda, J. (2003). La problemática jurídica de la calidad turística. Revista Aragonesa de Administración Pública, 23: 131-154.

Publicado

2019-04-05

Como Citar

ZAMORA ROSELLÓ, M. R. (2019). Qualidade no sector do turismo: quadro regulamentar e planeamento. PASOS Revista De Turismo Y Patrimonio Cultural, 17(2), 299–312. https://doi.org/10.25145/j.pasos.2019.17.021

Edição

Seção

Artigos

##plugins.generic.pfl.publicationFactsTitle##

Metric
##plugins.generic.pfl.thisArticle##
##plugins.generic.pfl.otherArticles##
##plugins.generic.pfl.peerReviewers## 
##plugins.generic.pfl.numPeerReviewers##
##plugins.generic.pfl.averagePeerReviewers##

##plugins.generic.pfl.reviewerProfiles##  Indisp.

##plugins.generic.pfl.authorStatements##

##plugins.generic.pfl.authorStatements##
##plugins.generic.pfl.thisArticle##
##plugins.generic.pfl.otherArticles##
##plugins.generic.pfl.dataAvailability## 
##plugins.generic.pfl.dataAvailability.unsupported##
##plugins.generic.pfl.averagePercentYes##
##plugins.generic.pfl.funders## 
Indisp.
##plugins.generic.pfl.numHaveFunders##
##plugins.generic.pfl.competingInterests## 
Indisp.
##plugins.generic.pfl.averagePercentYes##
Metric
##plugins.generic.pfl.forThisJournal##
##plugins.generic.pfl.otherJournals##
##plugins.generic.pfl.articlesAccepted## 
##plugins.generic.pfl.numArticlesAccepted##
##plugins.generic.pfl.numArticlesAcceptedShort##
##plugins.generic.pfl.daysToPublication## 
##plugins.generic.pfl.numDaysToPublication##
145

##plugins.generic.pfl.indexedIn##

    ##plugins.generic.pfl.indexedList##
##plugins.generic.pfl.editorAndBoard##
##plugins.generic.pfl.profiles##
##plugins.generic.pfl.academicSociety## 
PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
##plugins.generic.pfl.publisher## 
Instituto Universitario de Investigación Social y Turismo. Universidad de La Laguna (España) - Instituto Universitario da Maia ISMAI (Portugal)