Análise dos Stakeholders em Reuniões Gestão Turística na cidade de Aguascalientes (México) com base nos elementos básicos de análise de rede
DOI:
https://doi.org/10.25145/j.pasos.2018.16.012Palavras-chave:
turismo de reunião, teoria das partes interessadas, análise de rede, partes interessadas, cidade de Aguascalientes (México).Resumo
O turismo de encontro está crescendo rapidamente e os destinos que desejam se concentrar no turismo tomaram isso como uma possível estratégia de desenvolvimento. Contudo, o turismo funciona como um sistema no qual participam vários actores, através de uma actividade específica. O objetivo deste estudo foi identificar os atores envolvidos na gestão do turismo de encontro na cidade de Aguascalientes, México, e sua dinâmica relacional. O uso da teoria dos atores e a aplicação da análise em rede forneceram a base para analisar e avaliar os atores envolvidos na gestão deste tipo de turismo no destino e a forma como estão relacionados, permitindo identificar o comportamento que eles têm com relação à função de gestão, o que terá repercussões no desenvolvimento do destino dentro deste tipo de turismo.
Downloads
Referências
Avila, J. y Madariaga, C. 2012 “Redes sociales un ejercicio caracterológico”. En J.H. Avila (Ed.), Redes Sociales y Análisis de redes. Aplicaciones en el contexto comunitario y virtual. (pp. 14-47). Barranquilla, Colombia: Azul y Violeta Editores.
Arriagada, I., Miranda, F. y Pavés, T. 2004 “Lineamientos de acción para el diseño de programas de superación de la pobreza desde el enfoque del capital social. Guía conceptual y metodológica”. Santiago de Chile: Naciones Unidas. CEPAL.
Barrena, J., López, M. y Romero, P.M. 2015 “Corporate social responsibility: Evolution through institutional and stakeholder perspectives”, European Journal of Management and usiness Economics, 25:8-14.
Borgatti, S.P., Everett, M.G. y Freeman, L.C. 2002 “Ucinet for Window: Software for Social Network Analysis”. Harvard, MA: Analytic Technologies.
Casanueva, C., Gallego, A. y Garcia, M.R. 2014 “Social network analysis in tourism”, Journal Current Issues in Tourism, 19(12): 1190-1209.
Corral, J., Rodríguez, I.M., Vargas, A. y Cánoves, G. 2015 “Estudio de la investigación turística a través de las coautorías de artículos: cálculo de inidcadores de colaboración y análisis de redes sociales. El cado de las universidades catalanas”, PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 13(4):789-803.
De Filippo, D., Morillo, F. y Fernández, M.T. 2008 “Indicadores de colaboración científica del CSIC con Latinoamerica en base de datos internacionales”, Revista Española de Documentación Científica, 31(1):66-84.
Donaldson, T., y Preston, I.E. 1995 “The stakeholder theory of the corporation: Concepts, evidence, and implications”, The Academy of Management Rewiew, 20(1):65-91
Dredge, D. 2006 “Networks, conflict and collaborative communities”, Journal of Sustainable Tourism, 14(6):562-581
Freeman, R.E., Harrison, J.S., Wicks, A.C., Parmar, B.L. y De Colle, S. 2010 “Stakeholder Theory: The State of the Art”. Reino Unido: Cambridge University Press.
Freeman, L.C. 2012 “El desarrollo del análisis de redes sociales. Un estudio de sociología de la ciencia”. Estados Unidos: Palibrio.
International Congress And Convention Association (Icca). 2016 “The International Association Meeting Market, Statictis Report 2015”. ICCA.
Jago, L. y Deery, M. 2005 “Relationships and Factors Influencing Convention Decision-Making”. Journal of Convention and Event Tourism, 7(1):23-41.
Jamal, T. y Getz, D. 1995 “Collaboration theory and community tourism planning”, Annals of Tourism Research”, 22(1): 186-204
Lee, H.R., Lee, J.S. y Jones, D. 2016 “Exploring the interrelationship between convention and visitor bureau (CVB) and its stakeholders, and CVB performance from the perspective of stakeholders”. Journal of Travel and Tourism Marketing, (33):224-249.
Line, N. y Wang, Y. 2016 “A multi-stakeholder market oriented approach to destination marketing”, Journal of Destination Marketing & Management, disponible en http://dx.doi.org/10.1016/j.jdmm.2016.03.003i
Lozares, C. 1996 “La Teoría de Redes Sociales” Papers 48, 103-126.
Martí, J. y Lozares, C. 2008 “Redes Organizativas Locales y Capital Social: Enfoques complementarios desde el Análisis de Redes Sociales”, Portularia, VIII(1):23-39.
Matías, G y Pulido, J.I. 2012 “Dinámica Relacional interorganizacional para el desarrollo turístico. Los casos de VillaGesell y Pinamar (Argentina)”, Estudios Regionales, (94):167-194.
Maurer, I. 2010 “How to build trust in inter-organizational projects: The impact of project staffing and project rewards on the formation of trust, knowledge acquisition and poduct innovation. International Journal of Project Management, 28(7):629-637.
Maya, I. y Holgado, D. 2005 “Lazos fuertes y proveedores múltiples de apoyo: comparación de dos formas de reprsentación gráfica de las redes personales”, EMPIRIA. Revista de Metodología de Ciencias Sociales, (10): 107-127.
Medeiros de Araujo, L. y Bramwell, B. 2009 “Stakeholder Assesssment and Collaborativa Tourism Planning: The Case of Brazil’s Costa Dorada Project”, Journal of Sustainable Tourism, 7(3-4):356-378.
Merinero, R. y Pulido, J.I., 2009 “Desarrollo Turístico y Dinámica Relacional. Metodología de Análisis para la gestión activa de destinos turísticos” Cuadernos de Turismo, (23):173-193.
Merinero, R. 2010 “Desarrollo Local y Análisis de Redes Sociales: el valor de las relaciones como factor del desarrollo socioeconómico”, REDES, 18(11):277-304.
Mitchel, R.K., Agle, B.R. y Wood, D.J. 1997 “Toward a theory of stakeholder identification and salience: Defining the principle of who and what really counts”, Academy of Management Review, 22(4):853-886.
Molina, F.X., Capó, J., Tomás, J.V. y Expósito, M. 2012 “Análisis de las redes de negocios y de conocmiento en un distrito industrial. Una aplicación al distrito industrial textil Valenciano”, Cuadernos de Economía y Dirección de empresa, 15(2):94-102.
Organización Mundial del Turismo. 2014 “Informe global sobre la industria de reuniones”. Madrid, España: OMT.
OCV (Oficina de Congresos y Visitantes) 2016 “Empresas Prestadoras de Servicios”. Disponible en: http://ocvaguascalientes.com/ Acceso 23 de septiembre de 2016.
Pulido J.I. 2010 “Las partes interesadas en la gestión turística de los parques naturales”, Estudios Regionales, (88): 147-175.
Requena, F. 1991 “Redes sociales y mercado de trabajo. Elementos par una teoría del capital relacional”. (Vols. Colección Monografías, Núm. 119). Madrid, España: Centro de Investigaciones Sociológicas y Siglo XXI, España Editores.
Rodríguez, J. 2005 “Análisis Estructural y de Redes”, Colección Cuadernos Metodológicos 16, Madrid, España: Centro de Investigaciones Sociológicas.
Sanz, L., 2003 “Análisis de Redes Sociales o como representar las estructuras sociales subyacentes”, Apuntes de ciencia y tecnología, (7):21-20.
Scott, N., Cooper, C., y Baggio, R. 2008 “Destination networks four Autralian cases”, Annals of Tourism Research, 35(1): 169-188.
Shaadi, L., Pulido, J.I., Rodríguez, I., 2017 “Turismo de Reuniones: contextualización y potencialidad. Caso ciudad de Aguascalientes (México)”, Gran Tour. Revista de Investigaciones Turísticas, (en proceso de revisión para publicación).
Sheehan, L.R. y Ritchie, J.R.B. 2005 “Destination stakeholders exploring identity and salience”, Annals of Tourism Research, 32(3):711-734
Slusky, C.E. 1996 “La red social: Frontera de la práctica sistémica”, Colección Terapia Familiar, Barcelona, España: Gedisa Editores.
Vargas, A. y Rodriguez, I., 2011 “Análisis de Redes Sociales y su aplicación en la gestión turística. Caso Real de Asientos, Aguascalientes, México”. En T. Cuevas y R. Varela (Ed.), Competitividad, innovación e imaginario en el tejido socieconómico. Una aproximación teórico-metodológica en turismo, (pp. 177-192). México: Gasca/UNAM.
Vargas, A. y Rodriguez, I., 2014 “Dinámica relacional de la gestión turística en el pueblo mágico de Calvillo, Aguascalientes, México”, Teoría y Praxis, (especial):137-160.
Wang, Y. y Xiang, Z. 2007 “Toward a theoretical framework of collaborativa destination marketing”, Journal of Travel Research, 46(1):75-85.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Confirmo que o trabalho é original (de minha/nossa autoria), e que não será submetido a outras revistas ou publicações até a resolução final do processo de revisão em PASOS, RTPC.
Autorizo a publicação do meu trabalho por PASOS, PSTN de acesso livre e aberto em qualquer dos formatos que considere oportuno, por tempo indeterminado e como colaboração não remunerada.
Da mesma forma, o(s) autor(es) entende(m) que o trabalho publicado pode ser vinculado ou depositado em qualquer servidor ou incluído em outras publicações (republicação), desde que o novo local e/ou a nova edição façam referência à publicação original e reconheçam a autoria e propriedade de direitos autorais das publicações PASOS RTPC.
Os autores entendem que uma verificação de plágio autoplágio será realizada, e o artigo poderá ser removido a qualquer momento do fluxo editorial.