A linguagem da promoção institucional do turismo. Análise do portal www.spain.info
DOI:
https://doi.org/10.25145/j.pasos.2012.10.058Palavras-chave:
género discursivos, língua do turismo, promoção institucional, linguística do corpusResumo
Neste trabalho, nós pensamos, em primeiro lugar, determinar as características mais proeminentes do gênero portal web di- scursivo. A seguir, a partir de um corpus de estudo constituído por 661 documentos promocionais do portal www.spain.info, propomos-nos identi? car, mediante a aplicação de técnicas de análise tanto quantitativas como qualitativas, os principais mecanismos linguísticos utilizados para promover o destino Espanha.Downloads
Referências
Adam Jean- Michel / Bonhomme, Marc 2000 La argumentación publicitaria: retórica del elogio y de la persuasión. Madrid, Cátedra.
Albaladejo Mayordomo, Tomás 2005 “La comunicación retórica en los sitios web”. En Fernando Garrido (coord.), ¿Hacia qué sociedad del cono- cimiento?, Actas electrónicas del 2º Congreso On Line del Observatorio para la Cibersociedad, Barcelona, Generalitat de Catalunya – Diputació de Barcelona.
Antonioli Corigliano, Magda / Baggio, Rodolfo 2002 Internet & Turismo (Tecnologie per competere). Mi- lán, Egea.
Calvi, Maria Vittoria 2010 “Los géneros discursivos en la lengua del turismo: una propuesta de clasi?cación”. Ibérica, 19.
Cortés Gónzalez, Alfonso 2011 “La publicidad institucional en España. Una década en perspectiva”. Razón y palabra, 75.
El País 1993 Libro de estilo. Madrid, Ediciones El País.
Febas Borra, José Luis 1978 “Semiología del lenguaje turístico: Investigación so- bre los folletos españoles de turismo”. Estudios turísticos, 57-58: 17-204.
Feliu Albadalejo, Ángels 2009 “Los ámbitos de la publicidad institucional”. En Feliu, E. (Ed.), Comunicación. Memoria, historia, modelos (pp. 428-436). Madrid, Edipo.
Fernández, Eduardo 2006 Retórica clásica y publicidad. Logroño, Ediciones Instituto de Estudios Riojanos.
Fuentes Luque, Adrián 2005 La traducción en el sector turístico. Granada, Editorial Atrio.
Fuentes Rodríguez Catalina / Alcaide Lara Esperanza 2002 Mecanismos lingüísticos de la persuasión. Madrid, Arco/Libros.
Fuentes Rodríguez Catalina / Alcaide Lara Esperanza 2007 La argumentación lingüística y sus medios de expresión. Madrid, Arco/Libros.
Fumero, Antonio / Roca Genís 2007 Web 2.0. Fundación Orange, Url: http://fundacionorange.es/areas/25_publicaciones/WEB_DEF_COM- PLETO.pdf (1/02/2012).
García López, Marcial 2001 Publicidad Institucional: el estado anunciante. Má- laga, Universidad de Málaga.
Gullón Palacios, Germán 2010 El sexto sentido: la lectura en la era digital. Vigo, Editorial Academia del Hispanismo.
Jiménez, Miguel Ángel 2008 “Caracterización del género «sitio web corporativo» en español”. En Fernández Sánchez, M. M. / Muñoz Martín, R. (Eds.), Aproximaciones cognitivas al estudio de la traducción y la interpretación (pp. 259-300). Granada, Comares, 259-300.
Labiano, Javier 2004 “Entrevista a Jorge Rubio Navarro, Director de Es- trategia y Tecnología de SEGITUR”. Sociedad de la información, Septiembre 2004.
Madrid Cánovas, Sonia 2000 “Palabra e imagen. Problemas semióticos del texto publicitario”, Revista de Investigación Lingüística, Vol 3, 1: 113-155.
Organización Mundial del Turismo 1999 Promoción de Destinos Turísticos en el Ciberespacio, Retos del Marketing Electrónico. Madrid, Consejo Empresarial de la OMT.
Pike, Steven / Ryan, Chris 2004 “Destination Positioning Analysis Through a Comparison of Cognitive, Affective, and Conative Perceptions”, Journal of Travel Research, vol. 42, 4: 333-342.
Ministerio de la Presidencia 2011 Plan de Publicidad y Comunicación Institucional 2011. Madrid.
Rodríguez Aramberri, Julio 2011 Turismo de masas y modernidad: un enfoque sociológico. Madrid, Centro de Investigaciones Sociológicas.
Rizzo, Maria Virginia / Bordi Alberto 2009 La comunicazione istituzionale sul web (Alla ricerca del sito perfetto). Milán, Il Sole 24 ore.
San Martín Gutiérrez, Héctor / Rodríguez del Bosque Ro- dríguez, Ignacio / Vázquez Casielles, Rodolfo 2005 “Análisis de la imagen en turismo mediante técnicas estructuradas y no estructuradas: implicaciones com- petitivas para los detinos turísticos”. RAE: Revista As- turiana de Economía, 35: 69-91.
Santini, Marina 2007 “Characterizing Genres of Web Pages: Genre Hybridism and Individualization”. En Proceeding of the 40th Hawaii International Conference on System Sciences.
Shepherd, Michael / Watters, Charles 1998, “The Evolution of Cybergenres”. En Proceedings of the 31 Annual Hawaii International Conference on System Science. www.ineedspain.com www.mityc.es www.segittur.es www.spain.info
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Confirmo que o trabalho é original (de minha/nossa autoria), e que não será submetido a outras revistas ou publicações até a resolução final do processo de revisão em PASOS, RTPC.
Autorizo a publicação do meu trabalho por PASOS, PSTN de acesso livre e aberto em qualquer dos formatos que considere oportuno, por tempo indeterminado e como colaboração não remunerada.
Da mesma forma, o(s) autor(es) entende(m) que o trabalho publicado pode ser vinculado ou depositado em qualquer servidor ou incluído em outras publicações (republicação), desde que o novo local e/ou a nova edição façam referência à publicação original e reconheçam a autoria e propriedade de direitos autorais das publicações PASOS RTPC.
Os autores entendem que uma verificação de plágio autoplágio será realizada, e o artigo poderá ser removido a qualquer momento do fluxo editorial.