The segmentation of tourist expenditure: the case of the Canary Islands
DOI:
https://doi.org/10.25145/j.pasos.2017.15.023Palavras-chave:
Turismo, Levantamento das despesasResumo
O principal objectivo deste trabalho é analisar o comportamento dos turistas que chegam às Canárias de acordo com os diferentes níveis de despesa média diária que fazem na origem. Esta análise é realizada utilizando a informação fornecida pelo Survey of Tourist Expenditure realizado pelo Canary Islands Institute of Statistics of the Canary Islands Government (ISTAC). A análise é baseada numa decomposição da estrutura dos turistas que visitam as Ilhas Canárias através de uma análise de cluster. A variável que rege a segmentação é a despesa média na fonte por pessoa e dia e é aplicada ao número total de turistas que chegaram às Ilhas Canárias durante o ano de 2014. Da mesma forma, através da utilização desta metodologia, será possível verificar a capacidade de discriminação que algumas variáveis têm contra outras que mal proporcionam diferenças nos resultados.
Downloads
##plugins.generic.pfl.publicationFactsTitle##
##plugins.generic.pfl.reviewerProfiles## Indisp.
##plugins.generic.pfl.authorStatements##
##plugins.generic.pfl.indexedIn##
-
##plugins.generic.pfl.indexedList##
- ##plugins.generic.pfl.academicSociety##
- PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
- ##plugins.generic.pfl.publisher##
- Instituto Universitario de Investigación Social y Turismo. Universidad de La Laguna (España) - Instituto Universitario da Maia ISMAI (Portugal)
Referências
Anderberg, M. R. 1973. Cluster Analysis for Applications. Academic Press, New York.
Armas, Y. (dir.) 2011. El Turismo en Canarias, Fundación Fyde-CajaCanarias.
Aznar, J. y Nicolini, R. 2007. “El sector turístico en la Comunidad Valenciana: Unos elementos de análisis de la demanda en el marco de la economía geográfica”, Revista de Estudios Regionales, nº 79, pp.43-72.
Bedate, A. M, Sanz, J.A. y Herrero, L.C. 2001. “Turismo cultural y patrimonio histórico: aplicación multivariante al estudio de la demanda”, Estudios Turísticos, n.° 150, pp. 113-132.
Bethencourt, M. Y., González, O.M., Díaz, F. M. y Álvarez, J. A. 2002. “La segmentación del mercado turístico canario con relación al gasto: el caso de la isla de La Palma”. IV Congreso Turismo y Tecnologías de la Información y las Comunicaciones.
Boza, J. y Pinilla, J. 2001. “Perfiles diferenciales respecto de la demanda de calidad en la oferta turística de canarias”, Estudios Turísticos, n.° 147, pp. 85-94.
Castaño, J. M.; Moreno, A. y Crego, A. 2006. “Perfiles turísticos en una muestra de sujetos españoles: un modelo de segmentación empírica en función de los patrones de viaje y las características del viajero”, Estudios Turísticos, n.° 171, pp. 57-76.
Dávila, D; Rodríguez, S. y Rodríguez, A. 2002. “La promoción turística espacial dentro de un destino vacacional homogéneo. Una aplicación a Canarias.”, Estudios de Economía Aplicada, Vol. 20-I, pp.45-60.
Esteban, A. 2004 “Modelos de la demanda turística en España: segmentación por países de procedencia”, en Aurioles Martín, J (coord.): Las nuevas formas del Turismo, Caja Rural Mediterránea, pp. 81-101.
EXCELTUR y Gobierno de Canarias 2011. Estudio de Impacto Económico del Turismo: IMPACTUR Canarias 2010, en http://www.gobcan. es/opencms8/opencms/presidencia/turismo/downloads/Impactur/Impactur_Canarias_2011.pdf, (fecha de acceso: 8/10/2015).
EXCELTUR y Gobierno de Canarias 2014. Estudio de Impacto Económico del Turismo: IMPACTUR Canarias 2012, en http://exceltur.org/ p-content/uploads/adjuntos/IMPACTUR%20Canarias%202012.pdf, (fecha de acceso: 8/10/2015).
EXCELTUR y Gobierno de Canarias 2014. Estudio de Impacto Económico del Turismo: IMPACTUR Canarias 2013, en http://exceltur.org/ wp-content/uploads/2014/11/Estudio-IMPACTUR-Canarias-2013.pdf, (fecha de acceso: 8/10/2015).
EXCELTUR y Gobierno de Canarias 2015. Estudio de Impacto Económico del Turismo: IMPACTUR Canarias 2014, en http://www.exceltur. org/wp-content/uploads/2015/06/IMPACTUR-Canarias-2014.pdf, (fecha de acceso: 8/10/2015).
González, A.M. 2005. “La segmentación del mercado turístico por estilos de vida: Una estrategia empresarial en auge”. Investigación y Marketing, Monográfico: Marketing turístico.87. 18-24.
González, A., Sanchez, I. y Sanz, S. 2006. “Caracterización del turista de sol y playa: una comparativa con el turista rural y cultural”, Actas del IX Congreso de Turismo Sol, Playa y Turismo Residencial. Alicante.
Gordon, A.D. 1999. Classification. 2nd Edition. Chapman and Hall.
Instituto Canario de Estadística 2014. Encuesta sobre Gasto Turístico, en http://www.gobiernodecanarias.org/istac/, (fecha de acceso: 8/10/2015).
Instituto de Estudios Turísticos 2004. Análisis y segmentación del gasto de los turistas que llegan a España, en http://www.iet.tourspain. es/es-ES/estadisticas/egatur/No_periodicas/An%C3%A1lisis%20y%20segmentaci%C3%B3n%20 del%20gasto%20de%20los%20turistas%20que%20llegan%20a%20Espa%C3%B1a%202004.pdf , (fecha de acceso: 8/10/2015).
Instituto de Estudios Turísticos 2007. Segmentación del gasto de los turistas que llegan a España, 2007 en http://www.iet.tourspain.es/ es-ES/estadisticas/egatur/No_periodicas/Segmentaci%C3%B3n%20del%20gasto%20de%20los%20 turistas%20que%20llegan%20a%20Espa%C3%B1a,%202007.pdf , (fecha de acceso: 8/10/2015).
Kaufman, L. y Rousseeuw, P.J. 1990. Finding Groups in Data: An Introduction to Cluster Analysis, Wiley, New York.
Marrero, J. R. y Santana, M. A. 2008. “Competitividad y calidad en los destinos turísticos de sol y playa. El caso de las Islas Canarias”, Cuadernos de Turismo, nº 222, pp. 123-143.
Martín, R. y González, Y. M. 2013. “El turismo interno canario: un análisis de la situación actual”, 10º Congreso Internacional sobre Desarrollo Local en un Mundo Global, 3 al 20 de diciembre (virtual).
Molina, A. et al. 2007. “Segmentación de la demanda turística: un análisis aplicado a un destino de turismo cultural”, Revista de Análisis turístico, nº 4, 2º semestre, pp. 36-48.
Pedret Yerba, R. 1986. Técnicas cuantitativas al servicio del marketing: métodos descriptivos de análisis multivariable, Tesis doctoral. Facultat de Citncies Econbmiques, Universitat de Barcelona.
Naciones Unidas 2008. Recomendaciones internacionales para estadísticas de turismo, en http://unstats.un.org/unsd/ publication/SeriesM/Seriesm_83rev1s.pdf, (fecha de acceso: 8/10/2015).
Rodríguez, P. y Molina, O. 2007. “La segmentación de la demanda turística española”, Metodología de Encuestas, vol. 9, pp. 57-92.
Rodríguez, P. y Molina, O. 2009. “Spanish Tourist Behaviour: A Specific Objetive-base Segmantation”, online at http://mpra. ub.uni-muenchen.de/25458, (fecha de acceso: 8/10/2015).
Sneath, P. H. y Sokal, R. R. 1973. Numerical Taxonomy, Freeman, San Francisco.
Turismo de Tenerife 2012. Estrategia Turística de Tenerife 2008-2015, en http://www.webtenerife.com/es/investigacion/ informes-estudios/estrategia-planificacion/documents/estrategia%20turistica%20de%20tenerife%20 2008-2015.pdf , (fecha de acceso: 8/10/2015).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Confirmo que o trabalho é original (de minha/nossa autoria), e que não será submetido a outras revistas ou publicações até a resolução final do processo de revisão em PASOS, RTPC.
Autorizo a publicação do meu trabalho por PASOS, PSTN de acesso livre e aberto em qualquer dos formatos que considere oportuno, por tempo indeterminado e como colaboração não remunerada.
Da mesma forma, o(s) autor(es) entende(m) que o trabalho publicado pode ser vinculado ou depositado em qualquer servidor ou incluído em outras publicações (republicação), desde que o novo local e/ou a nova edição façam referência à publicação original e reconheçam a autoria e propriedade de direitos autorais das publicações PASOS RTPC.
Os autores entendem que uma verificação de plágio autoplágio será realizada, e o artigo poderá ser removido a qualquer momento do fluxo editorial.