A imagem turística de Barcelona através de filmes internacionais

Autores

  • Eugeni Osácar Marzal

DOI:

https://doi.org/10.25145/j.pasos.2016.14.055

Palavras-chave:

barcelona, destino turistico, imagem, Audiovisual, Imagem turistica, filmes

Resumo

O mundo audiovisual, e consequentemente as imagens, são um elemento chave para o desenvolvimento social, cultural e económico das sociedades do século XXI. Os espaços reais transformados em locais audiovisuais produzem uma influência, consciente ou inconsciente, que induz a incorporar ao imaginário pessoal de cada um os lugares onde se desenvolvem as suas produções preferidas. Este artigo é um dos últimos resultados da linha de pesquisa do autor sobre turismo e cinema. O principal objetivo é identificar, analisar e avaliar os lugares reais de Barcelona que aparecem em filmes internacionais e comparar suas semelhanças e diferenças com a imagem turística de Barcelona. Os resultados foram obtidos a partir de uma metodologia mista: a analítico-descritiva, típica da análise de produções cinematográficas, e a hipotético-dedutiva ligada ao desenvolvimento do conceito de imagem, juntamente com métodos comparativos. A principal conclusão do estudo é a imagem positiva de Barcelona que é transmitida pela maioria dos filmes internacionais e que, além disso, coincide com os principais atributos e valores do posicionamento da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ashworth, G.J. y Goodall, B. 1998. Marketing in the Tourism Industry. The Promotion of Destination regions. London: Routledge.

Beeton, S. 2005. Film-Induced Tourism. Aspects of Tourism nº 25. Great Britain: Channel View Publications.

BFI y Oxford Economics. 2012. The economic impact of the UK Film Industry. Disponible en: http://www.bfi.org.uk/sites/bfi. org.uk/files/downloads/bfi-economic-impact-of-the-uk-film-industry-2012-09-17.pdf (Último acceso: 7 septiembre 2014).

Camprubí, R., Guia, J. y Comas, J. 2009. “La formación de la imagen turística inducida: un modelo conceptual”. Pasos. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 7(2): 255-270.

Chias, J. 2005. El turismo de ciudad. Desarrollo y marketing turístico de ciudades. Disponible en: http://burgosciudad21. org/adftp/El_Turismo_de_Ciudad.pdf (Último acceso 5 septiembre 2014).

Donaire, J.A. 2003. La dimensió del turisme. En A. Clave (coord.), Recursos Territorials Turístics I. Barcelona: UOC.

European Audiovisual Observatory s.f. World Film Market Trends 2014. Disponible en: http://www.obs.coe.int/en/home (Último acceso 15 septiembre 2014).

European Cities Marketing 2013. The European Cities Marketing. Benchmarking Report. Disponible en: http://www.europeancitiesmarketing. com (Último acceso: 15 septiembre 2014).

Galí, N. y Donaire, J.A. 2005. “The social construction of the image of Girona: a methodological approach”. Tourism management, 26(5): 777-785.

Gartner, W. 1993. “Image formation process”. Journal of Travel and Tourism Marketing, 2(2/3): 191-215. Gunn, C.A. 1972: Vacationscape. Designing Tourist Region. Washington DC: Taylor and Francis / University of Texas.

Hudson, S. y Ritchie, J.R.B. 2006. “Film tourism and destination marketing: the case of Captain Corelli’s mandolin”. Journal of Vacation Marketing, 12(3): 256-68.

Internet Movie Database (IMDB) s.f. Disponible en: http://www.imdb.com (Último acceso 17 septiembre 2014)

Lipovetsky, y G., Serroy, J. 2009. La pantalla global. Barcelona: Anagrama.

López, E. y Osácar, E. 2006. “Tourism Destination Placement.”: La imagen de los destinos turísticos a través de los largometrajes”. Cuadernos de Ocio 2, 123-133.

Macionis, N. 2004. Understanding the film-induced tourist. En W. Frost, G. Croy, S. Beeton (Eds.), ITAM Conference Proceedings. Melbourne: Tourism Research Unit, Monash University.

Mansfeld, Y. 1992. “From motivation to actual travel”. Annals of Tourism Research, 19(3): 399-419.

MasterCard Global Destination Cities Index. 2014. Disponible en: http://newsroom.mastercard.com/wp-content/uploads/2014/07/Mastercard_ GDCI_2014_Letter_Final_70814.pdf (Último acceso 15 septiembre 2014).

Organización Mundial del Turismo (OMT) 2004. Sustainable Tourism Development: Guide for local planners. Madrid: WTO

Organización Mundial del Turismo (OMT) 2013. El turismo internacional mantendrá un crecimiento fuerte en 2013. Disponible en: http://media. unwto.org/es/press-release/2013-01-29/el-turismo-internacional-mantendra-un-crecimiento-fuerte- -en-2013 (Último acceso 15 septiembre 2014).

Osácar, E. 2009. “Del turismo y el cine al turismo cinematográfico”. HER&MUS, Heritage & Museography, 2: 16-23

Osácar, E. 2013. Barcelona, una ciudad de película. Barcelona: Diéresis y Ajuntament de Barcelona.

Osácar, E. 2014. Catalunya de pel·lícula. Barcelona: Diéresis y Agència Catalana de Turisme.

Plan Estratégico de Turismo de la Ciudad de Barcelona 2015 2009. Disponible en: http://www.turismebcn2015.cat/ (Último acceso: 5 septiembre 2014)

Riley, R. y Van Doren, C. 1998. “Movie induced tourism”. Annals of Tourism Research 25(4): 919-35.

Roesch, S. 2009. The experiences of film location tourists. Bristol, Reino Unido: Channel View Publications.

Rosado, C. y Querol, P. 2006. Cine y turismo. Una nueva estrategia de promoción. Madrid: Ocho y medio. TCI Research 2013, Travelsat Tourism Competitive Index, Disponible en, http://tci-research.com/ travelsat-tourism-index/ (Último acceso: 17 septiembre 2014)

Thomson Holidays. 2004. Cinema sightseers, sun, sand, sea and cinema, England.

Turisme de Barcelona. 2014. Estadísticas de turismo de Barcelona. Disponible en: http://www.barcelonaturisme.com/estadisticas (Último acceso: 8 septiembre 2014).

Urry, J. 1990. The Tourist gaze. Leisure and travel in contemporary societies. London: Sage.

Walmsley, D.J. y Young, M. 1998. “Evaluative images and tourism: The use of personal constructs to describe the structure of destination images”. Journal of Travel Research 36 (3): 65-69.

Publicado

2016-07-24

Como Citar

Osácar Marzal, E. (2016). A imagem turística de Barcelona através de filmes internacionais. PASOS Revista De Turismo Y Patrimonio Cultural, 14(4). https://doi.org/10.25145/j.pasos.2016.14.055

Edição

Seção

Artigos