O património etnográfico e o sujeito artístico

Autores

  • Blanca Flor Herrero Morán

DOI:

https://doi.org/10.25145/j.pasos.2014.12.061

Palavras-chave:

assunto, arte, patrimonio, primitivismo, artista, etnografia

Resumo

Durante a era contemporânea, o património etnográfico assumiu um destaque invulgar, influenciando muitas áreas, incluindo a história da arte. O papel do patrimônio etnográfico na arte vai além da rejeição do conceito de artes menores, já que engloba muitas obras excepcionais, nunca inferiores ou servil. O principal objectivo deste artigo é reflectir sobre a influência do património etnográfico no sujeito artístico a partir de dois aspectos: artistas inspirados na arte primitiva e a presença da etnografia nas obras contemporâneas. No início, a abordagem ao património etnográfico foi algo superficial porque se centrou no seu carácter exótico e primitivo. Gradualmente tem havido um maior e melhor conhecimento do património etnográfico graças, entre outras coisas, ao desenvolvimento de disciplinas como a antropologia e a etnografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bolaños, M. 1997, Historia de los museos en España. Memoria, cultura, sociedad. Gijón: Trea.

Burke, P. 1991, La cultura popular en la Europa Moderna. Madrid: Alianza.

Elderfield, J. 1983, El Fauvismo. Madrid: Alianza.

Gombrich, E. H. 2003, Historia del arte. Madrid: Debate.

Harrison, C., Frascina, F., Perry, G. 1998, Primitivismo, cubismo y abstracción. Los primeros años del siglo XX. Madrid: Akal.

Hernández, F. 1998, El museo como espacio de comunicación. Gijón: Trea.

Lledó, G. 1997, “Entre la presencia y la representación. Acerca del objeto recontextualizado” En Arte, Individuo y Sociedad, Nº 9. (pp. 210-221). Ma­drid: Universidad Complutense.

Lisón, C. 1992, Individuo, estructura y creatividad. Madrid: Akal.

Muñoz, M. 2009, La recepción de “lo primitivo” en las exposicio­nes celebradas en España hasta 1929. Barcelona: Universitat Pompeu Fabra.

Ocampo, E. 2011, El Fetiche en el museo. Aproximación al arte primitivo. Madrid: Alianza.

Panofsky, E. 1985, El significado de las artes visuales. Madrid: Alianza.

Ramírez, J. 1976, Arte popular. El arte que hace el pueblo de todos los pueblos de la tierra. Madrid: Más Actual.

VV. AA. 1993, El arte del siglo XX. Navarra: Salvat.

VV. AA. 1999, Patrimonio etnológico: nuevas perspectivas de estudio. Granada: Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico.

Recibido: 12/01/2014 Reenviado: 24/04/2014 Aceptado: 26/04/2014 Sometido a evaluación por pares anónimos

Publicado

2014-05-18

Como Citar

Herrero Morán, B. F. (2014). O património etnográfico e o sujeito artístico. PASOS Revista De Turismo Y Patrimonio Cultural, 17(4), 837–845. https://doi.org/10.25145/j.pasos.2014.12.061

Edição

Seção

Artigos