Efeitos da superlotação turística e alterações no consumo nos mercados locais. O caso de La Boqueria em Barcelona
DOI:
https://doi.org/10.25145/j.pasos.2022.20.010Palavras-chave:
mercados locais, tendências dos consumidores, turismo de massas, gentrificação, sustentabilidadeResumo
Os mercados locais nas cidades estão cada vez mais ameaçados por novos tipos de comércio e pontos de venda a retalho. Além disso, as tendências de consumo também evoluíram, pelo que estes mercados devem ser capazes de se adaptar a fim de sobreviver. O principal objectivo deste trabalho é esclarecer o grau de influência do aumento do turismo como causa da perda do público local no Mercado La Boqueria, bem como explorar possíveis melhorias para recuperar a clientela local. A investigação utilizou metodologias quantitativas (inquéritos) e qualitativas (entrevistas com peritos e partes interessadas, ferramenta UsabilityHub). Conclui-se que o turismo é um factor determinante para a actual Boquería e terá de ser tido em conta para se adaptar a novos tempos e cenários, continuando a oferecer a melhor qualidade, que sempre caracterizou o mercado.
Downloads
Referências
Abril-Sellarés, M., Azpelicueta, M.C. y Sánchez-Fernández, M.D. 2015. “Turismo sostenible: lugareños frente a turistas. El caso de la ciudad de Barcelona”. Holos, 3: 331-337.
AENA 2020. El Aeropuerto Josep Tarradellas Barcelona-El Prat registra 52,6 millones de pasajeros en 2019. Aeropuertos Españoles y Navegación Aérea, Nota de Prensa. https://bit.ly/2XaBTTR (Consultado el 30/07/2020).
Alhudaithy, A.I.R. 2019. “The impact of supermarkets’ mobile application on Saudi customer’s behavior during the buying decision process”. Expert Journal of Marketing, 7(1): 77-91.
Ali-Kovero, K., Pietiläinen, O., Mauramo, E., Jäppinen, S., Rahkonen, O., Lallukka, T. y Kanerva, N. 2020. “Changes in fruit, vegetable and fish consumption after statutory retirement: a prospective cohort study”. British Journal of Nutrition, 123(12): 1390-1395.
Alcaide-González, R. 2005. “El Ferrocarril como elemento estructurador de la morfologia urbana: el caso de Barcelona 1948-1900”. Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, IX, 194(65).
Balsalobre-Lorente, D., Driha, O.M., Shahbaz, M. y Sinha, A. 2020. “The effects of tourism and globalization over environmental degradation in developed countries”. Environmental Science and Pollution Research, 27(7): 7130-7144.
Bericat, E. 1998. La integración de los métodos cuantitativo y cualitativo en la investigación social: Significado y medida. Barcelona: Ariel.
Blanco-Romero, A. y Cànoves-Valiente, G. 2005. “Las tecnologías de la información y la comunicación en el desarrollo del turismo rural”. Documents d’Anàlisi Geogràfica, 46: 105-117.
Boyer, M. 2002. “El turismo en Europa, de la edad moderna al siglo XX”. Historia Contemporánea, 25: 13-31.
Calle-Lamelas, J.V. 2017. “Revolución Big Data en el turismo: análisis de las nuevas fuentes de datos para la creación de conocimiento en los Destinos Patrimonio de la Humanidad de España”. International Journal of Information Systems and Tourism (IJIST), 2(2): 23-39.
Cantero-Exojo, M. 2020. “Semiotic landscapes and discourses of protest in Barcelona: Tourism Kills”. Moderna Språk, 114 (Special Issue): 145-175.
Cárcamo-Martínez, J. 2008. “Nueva vida para los mercados de hierro en la Península Ibérica”. En M.Á. Álvarez Areces (coord.). Del hierro al acero: forjando la historia del patrimonio industrial metalúrgico (pp. 129-137). Gijón: Centro de Iniciativas Culturales y Sociales, CICEES.
Cicalase, G.G. 2000. “Los cambios de sentido en los espacios sociales del turismo a partir de la globalización”. FACES, Revista de la Facultad de Ciencias Económicas y Sociales, 6(8): 79-106.
Coronas, J. 2019. “Envíos más rápidos, más ecológicos y a cualquier lugar”. Emprendedores, 260: 87-93
Crespi-Vallbona, M. y Domínguez-Pérez, M. 2016. Los mercados de abastos y las ciudades turísticas. PASOS: Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 14(2): 401-416.
Crespi-Vallbona, M. y Mascarilla-Miró, Ó. 2018. “La transformación y gentrificación turística del espacio urbano. El caso de la Barceloneta (Barcelona)”. EURE, Revista Latinoamericana de Estudios Urbano Regionales, 44(133): 51-70.
Denzin, N. 1978. The Research Act. Nueva York: McGraw Hill.
Dimitrovski, D. y Crespi Vallbona, M. 2018. “Urban food markets in the context of a tourist attraction. La Boquería market in Barcelona, Spain”. Tourism Geographies, 20(3): 397-417.
Diputació de Barcelona 1986. Pla Especial de l’Equipament Comercial Alimentari a la Ciutat de Barcelona. Bolletí Oficial de la Província, nº 130, 9-15.
Duro, J. y Rodríguez, D. 2015. “Barcelona como municipio turístico: algunos datos evolutivos y elementos de futuro”. Documents d’Anàlisi Geogràfica, 61(3): 507-538.
Entrena-Durán, F. 1997. “Cambios en las pautas de consumo alimentario en España”. Papers: Revista de Sociología, 51, 201-214.
Espinosa-Seguí, A. 2009. El comercio como herramienta estructuradora del territorio. El caso de las ciudades alicantinas. Universidad de Alicante, Tesis Doctoral
Fernández-Fernández, J. 2020. “El turismo sostenible en España: análisis de los planes estratégicos de sostenibilidad de Zaragoza y Barcelona”. ROTUR, Revista de Ocio y Turismo, 14(1): 94-106.
Forni, P. y De-Grande, P. 2020. “Triangulación y métodos mixtos en las ciencias sociales contemporáneas”. Revista Mexicana de Sociología, 82(1), 159-189.
Garay-Tamajón, L.A. 2015. “Luces y sombras del turismo de cruceros: el caso de Barcelona”. Documents d’Anàlisi Geogràfica, 61(3): 563-580.
García-Domènech, R. M. 1985. “Mercats de Barcelona a la primera meitat del segle XIX”. En Història urbana del Pla de Barcelona: Actes del II Congrés d'Història del Pla de Barcelona celebrat a l'Institut Municipal d'Història, 2 (pp. 191-207). Barcelona: Institut Municipal d'Història.
García-Henche, B. 2016. “Los mercados de abastos como espacios de turismo experiencial: el caso de la ciudad de Madrid”. Revista Turismo y Desenvolvimento, 25: 89-101.
Gracia, M.C. y Huertas-García, R. 2016. “Decision making and erotic stimuli: An evolutionary perspective”. Spanish Journal of Marketing-ESIC, 20(1): 30-40.
Grandas-Sagarra, C. 2006. “Arquitectura para una exposición: Barcelona 1929”. Artigrama, 21, 105-123.
González-Bracco, M. y Pérez-Leloutre, S. 2020. “Distinción, descanso y confort: los grandes hoteles como avanzada de la Argentina turística (1886-1914)”. Claves, Revista De Historia, 6(10): 7-35.
Guardia-Bassols, M. y Oyón-Bañales, J. L. 2007. “Los mercados públicos en la Ciudad contemporánea. El caso de Barcelona”. Biblio 3W: Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, 12(744): 1-11.
Haseeb, M., Hassan, S., Azam, M. y Suryanto, T. 2018. “The dynamics of governance, tourism and environmental degradation: the world evidence”. International Journal of Global Environmental Issues, 17(4): 340-363.
Hernández-Cordero, A. 2014. “Gentrificación comercial y mercados públicos: El Mercado de Santa Caterina, Barcelona”. Working Paper Series Contested Cities, 14017: 1-17.
Hernández-Cordero, A. y Andreeva-Eneva, S. 2016. “¿Mercados, museos o malls? La gentrificación de los mercados municipales en Barcelona y Madrid”. EntreDiversidades: Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, 6: 143-173.
Hernández-Cordero, A. 2017. “Los mercados públicos. Espacios urbanos en disputa”. Iztapalapa: Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, 38(83): 165-186.
Huitink, M., Poelman, M.P., Van den Eynde, E., Seidell, J.C. y Dijkstra, S.C. 2020. “Social norm nudges in shopping trolleys to promote vegetable purchases: A quasi-experimental study in a supermarket in a deprived urban area in the Netherlands”. Appetite, 151: 1-7.
Instituto Municipal de Mercados de Barcelona 2014. Pla Estratègic dels Mercats de Barcelona 2015/2025. Barcelona: Institut Municipal de Mercats de Barcelona, Departament de Comunicació.
Jiménez, S. y Prats, Ll. 2006. “El turismo en Cataluña: evolución histórica y retos de futuro”. PASOS: Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 4(2): 153-174.
Johns, C., Lyon, P., Stringer, R. y Umberger, W. 2017. “Changing urban consumer behaviour and the role of different retail outlets in the food industry of Fiji”. Asia-Pacific Development Journal, 24(1): 117-145.
Laajimi, A. y Albisu-Aguado, L.M. 1997. “El consumo de alimentos en España. Cambios y nuevas tendencias”. Revista agroalimentaria, 3(5), 47-54.
Langreo, A. y Germán, L. 2018. “Transformaciones en el sistema alimentario y cambios de dieta en España durante el siglo XX”. Historia Agraria, 74: 167-200.
Larrinaga-Rodríguez, C. 2019. “La hotelería turística de lujo en España en el primer tercio del siglo XX”. Ayer: Revista de Historia Contemporánea, 114(2): 65-94.
Lasisi, T.T., Alola, A.A., Eluwole, K.K., Ozturen, A. y Alola, U.V. 2020. “The environmental sustainability effects of income, labour force, and tourism development in OECD countries”. Environmental Science and Pollution Research, 27: 21231-21242.
Lasuén, J.R. y Baró, E. 2005. Sectors quinaris. Motor de desenvolupament de l’Àrea Metropolitana de Barcelona. Barcelona: Pla Estratègic Metropolità de Barcelona (PEMB).
Lavaur, L. 1987. “El siglo del Grand Tour (1715-1793)”. Estudios Turísticos, 95: 73-110.
Lee, B.C. y Wicks, B. 2010. “Tourism technology training for destination marketing organisations (DMOs): Need-based content development”. Journal of Hospitality, Leisure, Sports and Tourism Education, 9(1): 39-52.
Lee, H., Lee, J., Chung, N. y Koo, C. 2018. “Tourists’ happiness: are there smart tourism technology effects?”. Asia Pacific Journal of Tourism Research, 23(5): 486-501.
López-Palomeque, F. 1994. “Actividad turística y espacio geográfico en el Umbral del Siglo XXI”. Papers de Turisme, 14-15: 37-51.
Martín-Hernández, F. 2009. “La relación sociedad-naturaleza y el turismo. Reflexiones sobre el turismo de sol y playa”. Observatorium: Revista Electrónica de Geografía, 1(1): 105-123.
Martínez-Martínez, M., Fernández-Rodríguez, R. y Saco-Vázquez, M. 2008. Supermercados.com: Marketing para los Supermercados virtuales. Madrid: ESIC Editorial.
Medina, F.X. 2018. “Ir a comer al mercado. Aprovisionamiento, consumo y restauración en la transformación de dos modelos de promoción de los mercados urbanos (Barcelona y Madrid)”. Revista Española de Sociología, 27(2): 267-280.
Medina, F.X. y Álvarez, M. 2007. “El lloc per on passa la vida... Els mercats i les demandes urbanes contemporànies (Barcelona-Buenos Aires)”. Revista d’etnologia de Catalunya, 31: 59-69.
Martínez-Martínez, D. 2018. Estudio de las motivaciones finales de compra del consumidor: una perspectiva evolutiva. Universidad de Almería, Tesis Doctoral.
Medina-Liberty, A. 2009. “Evolución, sociedad y cultura”. Ludus Vitalis, Revista de Filosofía de las Ciencias de la Vida, 17(32): 327-337.
Mili, S. 2005. “Transformaciones del consumo alimentario y su repercusión en el sistema agroalimentario”. Estudios Agrosociales y Pesqueros, 205: 221-247.
Miller, M. 1993. “Mercats nou-centistes a Barcelona: una interpretació dels seus orígens i significat cultural”. Revista de l’Alguer, 4(4): 93-106.
Molina, S. 2000. El Posturismo. De los centros turísticos Industriales a las ludópolis. México: Editorial Tesis Económicas Profesionales.
Montes-Gavilán, T.M. 2016. “Análisis de la accesibilidad en las sedes de turismo de eventos en Barcelona”. ROTUR: Revista de Ocio y Turismo, 11: 50-64.
Moreno-Melgarejo, A., Sariego-López, I. y Ávila-Bercial, R. 2018. “La planificación y la gestión como herramientas de desarrollo de los destinos turísticos”. Revista TURyDES: Turismo y Desarrollo, 11(25): 1-16.
Navas-Ferrer, T. 2014. “La construcción simbólica de una capital. Planeamiento, imagen turística y desarrollo urbano en Barcelona a principios de siglo XX”. Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, XVIII, 493(13).
Observatori del Turisme a Barcelona 2020. Barcelona 2019. Informe de l'activitat turística. Barcelona: Observatori del Turisme a Barcelona.
Osorio-García, M. 2010. “Turismo masivo y alternativo. Distinciones de la sociedad moderna/posmoderna”. Convergencia: Revista de Ciencias Sociales, 17(52): 235-260.
Palou-Rubio, S. 2006. “La Ciudad fingida. Representaciones y memorias de la Barcelona turística”. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 4(1): 13-28.
Pallarès-Barberà, M. 2005. “La percepció d’optimalitat en el Pla Cerdà. El model p-median en disseny ortogonal L1 de l’Eixample de Barcelona”. Treballs de la Societat Catalana de Geografía, 60: 223-253.
Poelman, M.P., Van Lenthe, F.J., Scheider, S. y Kamphuis, C.B.M. 2020. “A smartphone app combining global positioning system data and ecological momentary assessment to track individual food environment exposure, food purchases, and food consumption: protocol for the Observational FoodTrack Study”. JMIR Research Protocols, 9(1), e15283: 1-15.
Ponce-Vásquez, V. 2002. Contribución al desarrollo de un entorno seguro de m-commerce. Barcelona: Universitat Politècnica de Catalunya, Tesis Doctoral.
Puelles, M., Moreno, G. y Medina, F. 2019. Observatorio para la evolución del comercio electrónico de alimentación: avances y perspectivas 2019. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, Asociación Española de Distribuidores, Autoservicios y Supermercados (ASEDAS).
Salinas-Arreortua, L. 2015. “Transformación de mercados municipales de Madrid. De espacio de consumo a espacio de esparcimiento”. Revista INVI, 85(31): 179-201.
Serrano, J. 2020. “Plataformas de comercio electrónico e internacionalización empresarial”. Información Comercial Española (ICE), Revista de Economía, 913: 167-185.
Steegmann, D. 2018.” El nuevo sentido de un espacio colectivo: el mercado de la Boquería”. Quaderns d’arquitecturai urbanisme, 271: 75-86.
Suárez-Huerta, A 2012. “El Grand Tour: un viaje emprendido con la mirada de Ulises”. ISIMU, 15: 253-279.
Tatje-Mir, M. 2018. “Los balnearios catalanes y el contexto peninsular. Historiografía e historia”. En J.M. Puigvert-Solà y N. Figueras-Capdevila (coord.). Balnearios, veraneo y literatura: agua y salud en la España contemporánea (pp. 25-72). Madrid: Marcial Pons, Ediciones Jurídicas y Sociales.
Urkía-Etxabe, J.M. 2004. “El esplendor de los balnearios”. En Actas VIII Congreso de la Sociedad Española de Historia de las Ciencias y de las Técnicas (pp. 105-120). Logroño: Universidad de La Rioja.
Vallefin, L.A. 2018. “¿Inflando el Glovo?: Un análisis sobre los nuevos mecanismos de delivery y su abordaje en la jurisprudencia reciente”. Revista Derechos de Acción, 9(9): 403-426.
Webb, E.J., Campbell, D.T., Schwartz, R.D. y Sechrest, L. 1966. Unobtrusive measures: Nonreactive research in the social sciences. Chicago: Rand McNally.
Vidal-Casellas, D. y Crous-Costa, N. 2013. “Reseña de publicaciones: Barcelona, destinació turística. Un segle d’imatges i promoció pública”. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 11(3), 163-165.
Zaar, M.H. y Pontes-da-Fonseca, M.A. 2019. “Turismo y consumo del espacio urbano en Barcelona. Análisis de la relación residente-turista en el barrio de La Barceloneta”. Cuadernos de Turismo, 44, 487-514.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Óscar Gutiérrez-Aragón, Eduard Alcaraz-Espriu, Marta Solano-Tatché
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Confirmo que o trabalho é original (de minha/nossa autoria), e que não será submetido a outras revistas ou publicações até a resolução final do processo de revisão em PASOS, RTPC.
Autorizo a publicação do meu trabalho por PASOS, PSTN de acesso livre e aberto em qualquer dos formatos que considere oportuno, por tempo indeterminado e como colaboração não remunerada.
Da mesma forma, o(s) autor(es) entende(m) que o trabalho publicado pode ser vinculado ou depositado em qualquer servidor ou incluído em outras publicações (republicação), desde que o novo local e/ou a nova edição façam referência à publicação original e reconheçam a autoria e propriedade de direitos autorais das publicações PASOS RTPC.
Os autores entendem que uma verificação de plágio autoplágio será realizada, e o artigo poderá ser removido a qualquer momento do fluxo editorial.