O impacto da concepção da identidade corporativa aplicada ao desenvolvimento sustentável do destino turístico.

Autores

  • Joaquín R. García-Lavernia Gil Universitat Abat Oliba CEU

DOI:

https://doi.org/10.25145/j.pasos.2021.19.039

Palavras-chave:

desenvolvimento sustentável, identidade corporativa, destino turístico, imagem, posicionamento, personalidade pública

Resumo

O objectivo deste artigo é destacar as possibilidades de utilizar a concepção da identidade corporativa de um destino turístico como um instrumento para o seu desenvolvimento sustentável. O método de desenvolvimento tem sido contextualizar a necessidade de desenvolvimento sustentável e relacioná-lo com o design corporativo. Este ensaio analisa a necessidade de desenvolver um tipo de turismo que preserve os recursos naturais. Analisa iniciativas importantes neste sentido e explora a opção de conceber uma identidade corporativa para alcançar os objectivos do desenvolvimento sustentável. Explica como utilizar as ferramentas que se aplicam à concepção da identidade corporativa de um destino turístico. O objectivo final é alcançar a imagem como síntese da acção empresarial concebida. Este ensaio defende a hipótese de que a concepção da imagem, o posicionamento alcançado e a personalidade pública exposta de um destino turístico é o primeiro passo para um desenvolvimento sustentável de qualquer actividade turística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Apolo D. (et al.) 2017 “Gestión de Comunicación Corporativa: consideraciones para el abordaje de su estudio y práctica”. Revista Latina de Comunicación Social, 72, pp. 521 a 539. http://www.revistalatinacs.org/072paper/1177/27es.html DOI: 10.4185/RLCS-2017-1177

Azcárate T., Benayas J., Nerilli G., Justel A. 2019 “Guía para un turismo sostenible. Retos del sector turístico ante la Agenda 2030”, REDS, Madrid.

Boyra, J. 2003 “Sustainable Tourism Development Convergence”. Proceedings of II International Scientific Conference on Sustainable Tourism Development and the Environment, University of the Aegean, Chios. Greece.

Carson, R. (1962) Silent Spring. Boston: Houghton Mifflin.

Casalà Surribas, I. 2016 Comunicación de marca para vender. Los resultados de la construcción valor de marca desde la comunicación. Análisis de los Premios Eficacia (Tesis doctoral). Barcelona: Universidad Ramón Llull.

Costa, J. 1992 Identidad Corporativa. Barcelona: Ceac.

Costa, J. 2009 Imagen Corporativa. Buenos Aires: La Crujía.

De la Fuente Chico, C. 2019 Comunicación e imagen corporativa. Málaga: Elearning.

García-Lavernia G., J. 1998 El caos del medio ambiente. Barcelona: Cims.

García-Lavernia G., J. 2015 El predominio de la levedad en la comunicación posmoderna (Tesis doctoral). Barcelona: Universitat Abat Oliba.

García Palacios, C. 2012 La gestión del turismo en el ámbito de las comunidades indígenas. Barcelona: Astro Uno.

Gómez Martín, M.B. (2017). Retos del turismo español ante el cambio climático. Investigaciones Geográficas, (67), 31-47.

Hardin, G. 1968 The tragedy of the commons. Washington: Science. 162, 1243-1248.

Ind, N. e Iglesias, O. 2016 Brand Desire. How to Create Consumer Involvement and Inspiration. Londres: Bloomsbury Publishing.

IUCN/WWF/UNEP 1980 World Conservation Strategy: Living Resource Conservation for Sustainable Development. Gland, Switzerland.

Jiménez Z., A. I., Martínez L., F. J. 2007 “La auditoría de la imagen. La investigación”. En: Comunicación e imagen corporativa. Barcelona: UOC.

Loio Blesa, A. 2019 Understanding a new tourism market and destination development: The case of Chinese tourism in Spain (Tesis doctoral). Barcelona: Universidad Autónoma de Barceloa.

Lorente García, J. 1991 Casi todo lo que sé de publicidad. Barcelona: Folio. (Primera edición: 1986).

Martí i Masana, G. 2016 ESG Audit: modelo de rating para la ESG. Parametrización de la relación de la empresa con su entorno (Tesis doctoral). Universidad Abad Oliva CEU.

Martínez Guillén, M. C. 2003 La gestión empresarial. Equilibrando objetivos y valores. Madrid: Díaz de Santos.

Meadows, D. H., et al. 1972: Limits to Growth. New York: Universal Books.

Merino S., M. J., Pintado B., T. 2009. “Auditoría y estrategia de imagen”. En: Imagen corporativa. Influencia en la gestión empresarial. Pozuelo de Alarcón (Madrid): Esic.

Miró A. P., Alvado, A., Boyra, J. 2016 Una Aproximació a l’Alt Berguedà com a destinació turística. Barcelona: Escola Universitària Formatic Barcelona.

Moreno Gómez, L. 2019 “La reputación Online del destino turístico de La Rioja”. Repositorio Abierto de la Universidad de Cantabria. http://hdl.handle.net/10902/17540

Naciones Unidas 2015 Transformar nuestro mundo: la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. Resolución aprobada por la Asamblea General el 25 de septiembre de 2015. A/RES/70/1, 21 de octubre.

Navajas Corral, O., Fernández Fernández, J. 2019 “La gestión patrimonial desde la responsabilidad social”. Pasos. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 17(2): 285-298. https://doi.org/10.25145/j.pasos.2019.17.020

OECD 2020 OECD Tourism Trends and Policies 2020, OECD Publishing, Paris.

Ogilvy, D. 1984 Ogilvy & La Publicidad. Barcelona: Folio.

Pérez Sosa, I. 2016 Maspalomas: una mirada a las políticas de actuación turística en destinos costeros maduros (Tesis doctoral). Barcelona: Universidad Politécnica de Cataluña.

Plumed, M., Iñíguez, T., Elboj, C. 2016 “Place Branding Process: Analysis of Population as Consumers of Destination Image”. Tourismos: An International Multidisciplinary Journal of Tourism. Vol. 11, 4, pp. 31-52.

Ries, A., Trout, J. 1990 Posicionamiento. Madrid: McGraw Hill.

Scaltsa, M., Nitsiou, P., Georgaki, P. 2016 “Educating a new generation of our guides for the forthcoming era, at the Aristotle University of Thessaloniki”. Tourismos: An International Multidisciplinary Journal of Tourism. Vol. 11, 2, pp. 240-261.

Santos Lacueva, R. 2018 La vulnerabilidad de los destinos turísticos de sol y playa ante el cambio climático: Políticas y actores (Tesis doctoral). Tarragona: Universidad Rovira i Virgili.

Sorribes, J., Boyra, J. 2018 “Responsible Management of Cultural Tourism”. Perspectives on Culture, number 23 (4/2018): 55-64. Poland.

Stalman, A. 2014 Bandoffon. Barcelona: Gestión 2000.

Stylos, N., Andronikidis, A. 2013 “Exploring the cognitive image of a tourism destination”. Tourismos: An International Multidisciplinary Journal of Tourism. Vol. 8, 3, pp. 77-97.

Topler, J., Zubanov, V., Gorenak, M., Knezevic, M. 2017 “Communication skills in the tourism sector – The roles of tour guides in presenting attractions “. Tourismos: An International Multidisciplinary Journal of Tourism. Vol 12, 1, pp. 59-78.

Vinyals-Mirabent, S. 2018 Construyendo marcas de destino urbano en Europa: reconceptualizando la relación entre imagen de marca y personalidad de marca en las practices de comunicación de sitios web (Tesis doctoral). Barcelona: Universidad Pompeu Fabra.

WCED 1987 World Commission on Environment and Development. Our Common Future. Oxford: Oxford University Press.

World Economic Forum 2018 The Future of Jobs Report 2018. Geneva. Switzerland.

Zakriya, M. 2020 Empirical Studies on Governance – Performance Interplay: The Investor´s Perspective (Tesis doctoral). Barcelona: Universidad Ramón Llull.

Publicado

2021-07-13

Como Citar

García-Lavernia Gil, J. R. (2021). O impacto da concepção da identidade corporativa aplicada ao desenvolvimento sustentável do destino turístico . PASOS Revista De Turismo Y Patrimonio Cultural, 19(3), 605–612. https://doi.org/10.25145/j.pasos.2021.19.039