Turismo e aplicações móveis. Preferências dos turistas e prestadores de serviços no cantão de Tena, Napo, Equador.
DOI:
https://doi.org/10.25145/j.pasos.2022.20.006Palavras-chave:
tecnologias de informação e comunicação, serviços de turismo, viagens inteligentes, aplicações móveis, Equador.Resumo
Os smartphones e as suas aplicações transformaram não só a forma como comunicamos, mas também a forma como viajamos. Por conseguinte, o seu papel actual no sector do turismo em Tena, Equador, foi analisado. Em primeiro lugar, foi realizada uma pesquisa exploratória na plataforma digital Google Play para identificar aplicações turísticas existentes. Posteriormente, os visitantes foram inquiridos sobre a sua preferência pela utilização das aplicações nas suas viagens. Finalmente, 140 prestadores de serviços turísticos foram entrevistados sobre a utilização de aplicações. Foi identificado um total de 150 aplicações, a maioria (36) correspondendo a Pichincha, e apenas 4 aplicações a Tena. Os visitantes preferem obter informações através de websites (67%), e utilizar redes sociais numa base regular (73%). 39% utilizaram aplicações durante a sua visita, sendo o Google Maps o mais utilizado. Os prestadores de serviços utilizam redes sociais para promoção (57%), principalmente Facebook, mas 69% não conhecem ou não utilizam aplicações de turismo.
Downloads
Referências
Albacete Sáez, C. A., & Herrera Fernández, M. (2012). Las Tecnologías de la Información y Comunicación en el Sector Turístico. Una aproximación al uso de las redes sociales. Mdrid: Centro de Estudios Ramón Areces, S.A.
Aplicación Annie. (2016). Ingresos mundiales de la tienda de aplicaciones móviles en 2015, 2016 y 2020 (en miles de millones de dólares estadounidenses). Disponible en URL: https://www.statista.com/statistics/220186/total-global-in-app-revenue-forecast/
Aplicación Annie. (2018). Número de descargas de aplicaciones móviles en todo el mundo en 2017, 2018 y 2022 (en miles de millones). Disponible en URL: https://www.statista.com/statistics/271644/worldwide-free-and-paid-mobile-app-store-downloads/
Bauzá, M. (2015). Turismo del Siglo XXI, análisis de un nuevo segmento, los Millennials. Universitat de les Illes Balears.
Baelo Álvarez, R., & Cantón Mayo, I. (2009). Las tecnologías de la información y la comunicación en la educación superior. Estudio descriptivo y de revisión. Revista Iberoamericana de Educación, 50(7), 1-12.
Blanco, J. (2015). Libro Blanco de los Destinos Turísticos Inteligentes. Estrategias y soluciones para fomentar la innovación en el turimo digital. Madrid, España: LID Editorial Empresarial.
Cámpora Espí, E. (2013). “Estudio del impacto de las TIC en el turismo: análisis de su influencia en los habitantes de la ciudad de Gandía durante la planificación de un viaje”. Universidad Politecnica de Valencia. Gandia.
Carrera Miranda, A. (2018). Estudio del comportamiento de la demanda turística nacional e internacional en la Provincia de Napo. Universidad Central del Ecuador.
Castro Recalde, D.; Peñaloza Suárez, L. & Tamayo Salcedo, A. (2018). Tecnologías en línea populares para viajar ¿Cuáles utilizan los jóvenes universitarios para hacer turismo? Actualidades investigativas en educación, 18(2), 1-30.
GADM TENA. (2017b). Consolidado de Afluencia de Turistas en el Cantón Tena 2006 – 2017, Tena.
GADM TENA. (2017a). Catastro Turístico del Cantón Tena 2017. Tena
HOSTELTUR. (2017). El verdadero sentido de las Redes Sociales en Turismo. Disponible en URL: https://www.hosteltur.com/comunidad/00557_el-verdadero-sentido-de-las-redes-sociales-en-turismo.html
Junta de Andalucía. (2018). Andalucía es Digital. Turismo y Nuevas Tecnologías: Tendencias 2018 y Recursos TIC para el Impulso de un sector clave. Disponible en URL: https://www.blog.andaluciaesdigital.es/turismo-y-nuevas-tecnologias/
Maschini, S. (2012). Claves del Marketing Digital. La nueva comunicación empresarial en el mundo 3.0. Barcelona: Vanguardia Ediciones, S.L.
MINTEL. (2018a). Libro Blanco de la Sociedad de la Información y del Conocimiento. Quito: Asesoría ministerial.
MINTEL. (2018b). Observatorio TIC. Disponible en URL: https://observatoriotic.mintel.gob.ec/estadistica/
MINTEL. (2019). Indicadores y Estadística. Disponible en URL: https://www.telecomunicaciones.gob.ec/estadistica/index.html
Moreno, G. (2017). Statista. Obtenido de Android e iOS dominan más del 99% del mercado. Disponible en URL: https://es.statista.com/grafico/8203/android-e-ios-dominan-mas-del-99-del-mercado/ [Consultado 09 de agosto de 2018]
Molano, A., Álvarez, E., Urrego, J., Herrera, C., & González, M. (2014). Generaciones y tecnologías. Bogotá: Corporación Digital Colombia
Muñoz Prieto, M.M., Fragueiro Barreiro, M.S., & Ayuso Manso, M.J. (2013). La importancia de las redes sociales en el ámbito educativo. Escuela Abierta, 16, 91-104.
Muñoz, R. (2018). El número de líneas móviles supera por primera vez a la población mundial. Los usuarios alcanzaron los 5.000 millones en 2017, pero las tarjetas SIM se elevaron a 7.800 millones. El País. Disponible en URL: https://elpais.com/tecnologia/2018/02/27/actualidad/1519725291_071783.html
Segovia Borray, C. E., Bermeo Andrade, H. P., & González Bañales, D. L. (2014). La integración de las tecnologías de la informacion y la comunicacion (TIC) como estrategia para generar competitivdad en el sector turismo: una investigación en la región de Tolima (Colombia). Revista Universidad y Empresa, 16(27), 137-156. http://dx.doi.org/10.12804/rev.univ.empresa.27.2014.05
Sanz Blas, S., Parreño, J., & Ruiz Mafé, C. (2012). Aplicaciones publicitarias para móvil: conocimiento, actitudes, motivos de uso y valoración por parte de los adolescentes españoles. Pensar la Publicidad. Revista Internacional de Investigaciones Publicitarias, 6(1), 255 - 270.
Statista . (2017). Market reach of the most popular Android app categories worldwide as of September 2017.
Urvina Alejandro, M.A. (2019). Propuesta de una aplicación móvil celular turística para el cantón Tena. Universidad Central del Ecuador.
UNWTO. (2018a). Organización Mundial del Turismo. DMT & Innovación. Turismo en la Era Digital. Disponible en URL:: http://wtd.unwto.org/es/content/dmt-2018-la-cuarta-revolucion-industrial
UNWTO. (2018b). Organización Mundial del Turismo. El Turismo y la Transformación Digital. Disponible en URL: http://wtd.unwto.org/es/content/dmt-2018-tecnologia-en-el-turismo
Vieira Soares, A. L., Mendes-Filho, L., & do Nascimento Barbosa Cacho, A. (2017). Evaluación de la Información de una Aplicacion Turística. Un análisis realizado por profesionales del turismo sobre la e-Guía Find Natal (Brasil). Estudios y Prespectivas en Turismo, 26(4), 884-904.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marco Andrés Urvina Alejandro, Xavier Bolìvar Lastra-Bravo, Cecilia Jaramillo Moreno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Confirmo que o trabalho é original (de minha/nossa autoria), e que não será submetido a outras revistas ou publicações até a resolução final do processo de revisão em PASOS, RTPC.
Autorizo a publicação do meu trabalho por PASOS, PSTN de acesso livre e aberto em qualquer dos formatos que considere oportuno, por tempo indeterminado e como colaboração não remunerada.
Da mesma forma, o(s) autor(es) entende(m) que o trabalho publicado pode ser vinculado ou depositado em qualquer servidor ou incluído em outras publicações (republicação), desde que o novo local e/ou a nova edição façam referência à publicação original e reconheçam a autoria e propriedade de direitos autorais das publicações PASOS RTPC.
Os autores entendem que uma verificação de plágio autoplágio será realizada, e o artigo poderá ser removido a qualquer momento do fluxo editorial.