Um estudo competitivo de dois destinos turísticos mediante a aplicação de técnicas de análise conjunta: o caso das Ilhas Canárias

Autores

  • Eduardo Parra López
  • Mercedes Melchior Navarro
  • Ángel Ramos Domínguez

DOI:

https://doi.org/10.25145/j.pasos.2004.02.014

Palavras-chave:

orientação ao cliente, vantagem competitiva, produtos hoteleiros, destino turístico, análise de conjunto

Resumo

A aspiração de conhecer e corresponder as expectativas dos consumidores, supõe um contínuo objetivo na grande maioria das empresas, bem como um tema central de análise e debate ao longo e largo da literatura. Existe um amplo consenso sobre a importância da orientação ao cliente para a competitividade das empresas actuais. Este facto é ainda mais acentuado nas empresas do sector do turismo. Neste trabalho tentamos aprofundar o conhecimento das vantagens competitivas do setor hoteleiro de dois destinos turísticos através do estudo da utilidade que proporcionam à demanda os diferentes produtos oferecidos.   Através da aplicação- ção de técnicas estatísticas de análise conjunta e de simulação obtivemos um modelo de aplicação na tomada de decisões empresariais, e que permite reconhecer não só o produto que, entre os ofertados, maior valor traz à procura de cada destino turístico senão a existência de diferenças significativas entre destinos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Parra López

Profesor Titular de Escuela Universitaria. Doctor en Organización de Empresas. Diplomado en cien- cias Empresariales y Licenciado en Ciencias Económicas y Empresariales por la Universidad de La Laguna. Master en Comercio Internacional por la Escuela de Organización Industrial (EOI).

Mercedes Melchior Navarro

Profesora Titular de Escuela Universitaria del Área de Organización de Empresas del Departamento de Economía y Dirección de Empresas de la Universidad de La Laguna. Diplomada en Ciencias Empresariales y Licenciada en Ciencias Económicas y Empresariales por la Universidad de La Laguna.

Ángel Ramos Domínguez

Doctor en Ciencias Económicas y Empresariales por la Universidad de La Laguna. Es profesor Titular de Escuela Universitaria del Departamento de Economía de las Instituciones, Estadística Económica y Econometría de la Universidad de La Laguna.  

Referências

Andrews K.R. 1971 The Concept of Corporate Strategy Homewood. IL Richard D. Irwin.

Ansoff H. I 1980 “Strategic Issue Management”. Strategic Management Journal, 1: 131-148.

Cabildo Insular de Tenerife. s/f Estadísticas de Turismo receptivo: Santa Cruz de Tenerife.

Consejería de Turismo y Transportes, Gobierno de Canarias 1998 "Infraestructura Turística". http://www.gobcan.es/turismo/dgoit/est adisticas/bcr/1998/bcrtf98.html

Green P. E. and Srinivasan V. 1978 “Conjoint Analysis in Consumer Research: Issue and Outlook”. Journal Consumer Research, 5.

Hansen, G. and Wernerfelt. B. 1989 “Determinants of Firm Performance: the Relative Importance of Economic and Organizational Factors”. Strategic Management Journal, 10: 399-411.

Hunt K.A. 1995 “The Relationships Between Chan- nel Conflict and Information Process- ing”, en Journal of Retailing, 71(4): 417-436.

Instituto Canario de Estadística (ISTAC) 1999 Anuario estadístico de Canarias. (http://www.istac.rcanaria.es)

Jiménez, V. y Ramos, A. 1995 “Definición de los Atributos Deter- minantes del Producto Turístico de Tenerife”. V Congreso Nacional de Economía. Economía de los Servicios. Las Palmas de Gran Canaria.

Kandampully, J. and Duddy, R. 1999 “Relationship Marketing: A Concept Beyond The Primary Relationship”. Marketing Intelligence and Planning, 17 (7): 315-323

Melchior, M. 1998 “La Actividad turística en Cana- rias”. El Turismo en Canarias, coord. M. Melchior. Colección Investigación Empresarial, Fundación FYDE- CajaCanarias.

Melchior, M. y A.T. Gutiérrez 1995 “Adecuación estratégica de la explo- tación hotelera al cambio del entorno”. V Congreso Nacional de Economía. Economía del Turismo 6, Ilustre Cole- gio de Economistas de Las Palmas. Pp. 259-271.

Melchior, M.; A. Ramos; y V. Jiménez 2000 “La edad como factor contextual en el diseño de estructuras organizativas hoteleras”. Turismo 1999. Pp. 371-395. II Congreso Universidad y Empresa. Tirant Lo Blanch. Valencia.

Melchior, M; E. Parra; y A. Ramos 2000 “Análisis del impacto de factores organizativos en las configuraciones empresariales”. X Congreso Nacional de ACEDE, Oviedo. Septiembre.

Melchior, M; E Parra; y A. Ramos 2000 “Analysis of the Impact of Organisa- tional Factors in Managerial Hospitality Configurations”, Tourism and Hos- pitality Research: The Surrey Quarterly Review, 4(2) December: 130-142

Oreja, J.R. 1995 “Estrategias de fidelización en mer- cados turísticos maduros”. V Congreso Nacional de Economía. Tomo 6, Eco- nomía del Turismo. Ilustre Colegio de Economistas de Las Palmas, CIES. Pp. 293-106.

Oreja, J.R. 1998 “Análisis estratégico de la empresa hotelera en Canarias”. El Turismo en Canarias. Coord. M. Melchior. Colec- ción Investigación Empresarial, Fundación FYDE-CajaCanarias.

Oreja, J.R. 2000 “Revitalización de destinos turísti- cos maduros”. Turismo 1999. Pp. 199-232. II Congreso Universidad y Empresa. Tirant Lo Blanch. Valencia.

Parra López E 2002 Determinantes estratégicos para la consecución de ventajas competitivas en el canal de distribución de servicios turísticos. Tesis Doctoral. Pendiente de publicación.

Porter M.E. 1985 Competitive Advantage: Creating and Sustaining Superior Performance. New York. Free Press.

Ramos, A. 1999 Análisis de las Preferencias del Turista Mediante Análisis Conjunto: El Caso de Tenerife. Tesis Doctoral.

Rumelt, R 1991 “How Much Does Industry Matter?” Strategic Management Journal, 12: 167-185.

Selznick P. 1957 Leadership in Administration: A Sociological Perspective. New York: Harper & Row.

Wernerfelt, B. and C. A. Montgomery 1988 “Tobin's q and the importance of focus in firm performance”. American Economic Review, 78 (1): 246-50.

Publicado

2004-06-27

Como Citar

Parra López, E., Melchior Navarro, M., & Ramos Domínguez, Ángel. (2004). Um estudo competitivo de dois destinos turísticos mediante a aplicação de técnicas de análise conjunta: o caso das Ilhas Canárias. PASOS Revista De Turismo Y Patrimonio Cultural, 2(2), 163–177. https://doi.org/10.25145/j.pasos.2004.02.014