A cidade fingida. Representações e memórias da Barcelona turística

Autores

  • Saida Palou Rubio

DOI:

https://doi.org/10.25145/j.pasos.2006.04.002

Palavras-chave:

turismo cultural, representações, imagens, identificações, Barcelona

Resumo

O presente artigo é dedicado à análise das imagens turísticas de Barcelona: imagens promovidas e imagens captadas às vezes se contradizem e às vezes se corroboram, Mas umas e outras têm em comum sua peculiar forma estereotipada e superficial. A imagem da Barcelona turística é uma representação (uma projeção ideal) da própria cidade; esta idealização de Barcelona oferece uma imagem reduzida a tópicos e estereótipos que proporcionam à cidade uma identidade especial. A imagem promovida é dedicada a selecionar e exibir uma série de fragmentos da cidade que ao mesmo tempo consegue converter em identificações naturais da mesma. Embora a conversão de recursos em referentes seja eficiente para a criação de imagens, também pode confundir a realidade. Assim, o olhar do turista que passeia por Barcelona é um olhar rápido, efémero e superficial que acaba assumindo como representativas as abreviações promovidas. A passagem da imagem vendida à imagem percebida prejudica a identidade de Barcelona; as imagens hegemónicas favorecem a consolidação de estereótipos de todo o tipo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saida Palou Rubio

Saída Palou Rubio es doctoranda del departamento de antropologia social de la Universitat de Barcelona.

Referências

Antich, X. 2004 “On són les ferides? Post - imatges inficcions de la rosa de foc”. En VVAA Tourismes. La derrota de la dissensió. Itineraris crítics. Barcelona: 78-85

Augé, M. 1998: El viajero subterráneo. Un etnólogo en el metro. Barcelona: Gedisa

Bauman, Z. 2001 “Turistas y vagabundos: héroes y víc- timas de la posmodernidad”. En Bau- man, Z. La posmodernidad y sus descon- tentos. Madrid: Akal: 107-120

Bosch, G. (ed.) 1999 Una cambra pròpia (catàleg de l’exposició). Girona: Museu d’Art de Girona

Bendix, R. 1997 "The tourist image - Selwyn,T." Annals of Tourism Research 24(4): 1026-1027

Bourdieu, P. 1998 La dominación masculina. Barcelona: Anagrama

Bordas Rubies, E. 2004 “Promoció i comercialització turístiques (tercerca ponència)” [en línea], Estudis de Turisme de Catalunya 15 <http://www.gencat.net/turisme/etc/etc15.htm> [consulta 17 de octubre de 2004]

Borja, J. & Muxí, Z. 2003 El espacio público: ciudad y ciudadanía. Barcelona: Electa

Crick, M. 1992 “Representaciones del turismo inter- nacional en las ciencias sociales”. En Jurado, F. (ed) Los mitos del turismo. Madrid: Ediciones Endymion: 339-403

De Certeau, M. et al 1999 La invención de lo cotidiano 2.. Habi- tar, cocinar [nueva edición revisada y aumentada presentada por Luce Giard]. México: Universidad Iberoamericana

Delgado, M. 2004 “Ciutat de mentida. El turisme cultural com a estratègia de desactivació urbana”. Dins VV.AA. Tourismes. La derrota de la dissensió. Itineraris crítics. Barcelona: 52-66

Delgado, M. 1999 El animal público. Barcelona: Anagrama

Durkheim, E. 1987 [1912] Les formes elementals de la vida religiosa. El sistema totèmic a Austràlia. Barcelona: edicions 62

Enguita Mayo, N. et al 2004 “Tourismes. La derrota de la dissensió”. En VV.AA. Tourismes. La derrota de la dissensió. Itineraris crítics. Barce- lona: 11-27

Farreras, A. 1973 El turisme a Catalunya del 1931 al 1936. Barcelona. Pòrtic.

Frances A. Yates 1974 El arte de la memória. Madrid: Taurus

Goody, J. 1997 Representaciones y contradicciones. La ambivalencia hacia las imágenes, el teatro, la ficción, las reliquias y la sexualidad. Barcelona: Paidos

Goffman, E. 1963 Estigma. La identidad deteriorada. Buenos Aires: Amorrortu

Hacking, I. 1983 Representing and Intervening: intro- ductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge

Hughes, G. 1995 “Authenticity in tourism”. Annals of Tourism Research, 22 (4): 781-803

Lagunas, D. 2005 “Turismo, espacio y representación del patrimonio en el sistema mundial”. Dins Santana A, i Prats, Ll. (eds.), El encuentro del turismo con el patrimonio cultural: concepciones teóricas y modelos de aplicación. Sevilla: Asociación Andaluza de Antropología.

Lèvi-Strauss, C. 1969 Tristos tròpics. Barcelona: Anagrama

Luckmann, T. i Berger, P. 1996 [1966] La construcció social de la rea- litat. Un tractat de sociologia del coneixement. Barcelona: Editorial Herder

Prats, LL. 2003 “Presentació del dossier”. Revista d’Etnologia de Catalunya, 22: 8-11

Prats, LL. 1998 “El concepto de patrimonio cultural”. Política y sociedad, 27: 63-76

Pujadas, J. & Comas, D. 1982 “Identitat catalana i símbols cultu- rals”. Ciencia, 15: 28-33

Santana, A. 1997 Antropología y turismo, ¿Nueva hordas, viejas culturas? Barcelona: Ariel.

Santana, A. 2003a “Jugant a ser amfitrions: trobades i impactes en el sistema turístic”. Revista d’Etnologia de Catalunya, 22: 46-53

Santana, A. 2003b “Mirando culturas: la antropología del turismo”. Dins RUBIÓ, A. (ed) Sociología del turismo. Barcelona: Ariel: 103-125

Simonicca, A. 1997 Antropologia del turismo. Strategie di ricerca e contesti etnografici. Roma: editorial Carocci

Sperber, D. 1978 El simbolismo en general. Barcelona: Promoción cultural

Sternberg, E. 1997 "The iconography of the tourism experience." Annals of Tourism Research, 24 (4): 951-969.

Terradas, I. 2000 “La contradicción entre identidad cultural e identificación política”. Demófilo, 33-34: 31-42

Urry, J. 1990 The tourist gaze. Londres: Sage

Urry, J. 1995 Consuming places. Londres: Routledge

Wirth 1988 “El urbanismo como forma de vida”.

En Fernandez Martorell, M. Leer la ciudad. Ensayos de antropología urbana. Barcelona: Icaria: 29-53

Memoria de Turisme de Barcelona 2003 Material promocional editado por Turisme de Barcelona relativo al año 2003, www.barcelonaturisme.com

Publicado

2006-01-18

Como Citar

Palou Rubio, S. (2006). A cidade fingida. Representações e memórias da Barcelona turística. PASOS Revista De Turismo Y Patrimonio Cultural, 4(1), 13–28. https://doi.org/10.25145/j.pasos.2006.04.002

##plugins.generic.pfl.publicationFactsTitle##

Metric
##plugins.generic.pfl.thisArticle##
##plugins.generic.pfl.otherArticles##
##plugins.generic.pfl.peerReviewers## 
##plugins.generic.pfl.numPeerReviewers##
##plugins.generic.pfl.averagePeerReviewers##

##plugins.generic.pfl.reviewerProfiles##  Indisp.

##plugins.generic.pfl.authorStatements##

##plugins.generic.pfl.authorStatements##
##plugins.generic.pfl.thisArticle##
##plugins.generic.pfl.otherArticles##
##plugins.generic.pfl.dataAvailability## 
##plugins.generic.pfl.dataAvailability.unsupported##
##plugins.generic.pfl.averagePercentYes##
##plugins.generic.pfl.funders## 
Indisp.
##plugins.generic.pfl.numHaveFunders##
##plugins.generic.pfl.competingInterests## 
Indisp.
##plugins.generic.pfl.averagePercentYes##
Metric
##plugins.generic.pfl.forThisJournal##
##plugins.generic.pfl.otherJournals##
##plugins.generic.pfl.articlesAccepted## 
##plugins.generic.pfl.numArticlesAccepted##
##plugins.generic.pfl.numArticlesAcceptedShort##
##plugins.generic.pfl.daysToPublication## 
##plugins.generic.pfl.numDaysToPublication##
145

##plugins.generic.pfl.indexedIn##

    ##plugins.generic.pfl.indexedList##
##plugins.generic.pfl.editorAndBoard##
##plugins.generic.pfl.profiles##
##plugins.generic.pfl.academicSociety## 
PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
##plugins.generic.pfl.publisher## 
Instituto Universitario de Investigación Social y Turismo. Universidad de La Laguna (España) - Instituto Universitario da Maia ISMAI (Portugal)