O discurso de rejeição do turismo nas Canárias: uma aproximação qualitativa

Autores

  • J. Rosa Marrero Rodríguez

DOI:

https://doi.org/10.25145/j.pasos.2006.04.022

Palavras-chave:

Turismo, Percepções, Populações locais, Metodologia qualitativa, Classe social

Resumo

A actividade turística tem uma grande importância económica e social nas Canárias. A Pobla- ción residente beneficia deste sector em termos de crescimento económico e emprego, entre outros. Mas depois de várias décadas de implantação progressiva nas ilhas e apesar desta importância, o conhecimento acadêmico sobre a dinâmica deste setor e os impactos que gera continua sendo insuficiente. Um dos aspectos provavelmente menos conhecidos diz respeito às percepções dos residentes sobre o turismo.   Este artigo pretende contribuir para o conhecimento deste aspecto dos impactos sociais. Em particular, concentrar-me-ei nos discursos de recusa do turismo nas Canárias, embora para isso necessite do concurso dos discursos de aceitação. A perspectiva adoptada é fundamentalmente qualitativa, pois não se trata tanto de analisar quantas pessoas nas Canárias rejeitam ou aceitam o turismo e em que termos, mas sim de compreender os discursos sobre essa realidade; neste sentido é central a análise dos significados e percepções que implica a rejeição do turismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

J. Rosa Marrero Rodríguez

J. Rosa Marrero Rodríguez es Doctora en Sociología y profesora del Departamento de Sociología de la Universidad de La Laguna (Tenerife, España).

Referências

Agarwal, S. 2002 Restructuring seaside tourism: the resort lifecycle. Annals of Tourism Research, 29 (1): 25-55.

Alonso, L.E. 1994 Sujeto y discurso: el lugar de la entre- vista abierta en las prácticas de la sociología cualitativa". En Delgado, J.M. y Gutiérrez, J. (coords.), Métodos y técni- cas cualitativas de investigación en ciencias sociales. Síntesis.

Alonso, L.E. 1998 La mirada cualitativa en Sociología. Fundamentos.

Alonso, L.E. 2005 La era del consumo. Editorial Siglo XXI.

Andereck, K.L. y otros 2005 Residents’ perceptions of community tourism impacts. Annals of Tourism Re- search, 32 (4) 1056-1076.

Ap, J. 1992 Residents’ perceptions research on the social impacts of tourism. Annals of Tourism Research, 19 (4): 610-616.

Beltrán, M. 1994 Cinco vías de acceso a la realidad social. En García Ferrando, M., Ibáñez, J. y Alvira, F., El análisis de la realidad social. Alianza.

Bocock, R. 1993 El consumo. Talasa Ediciones.

Bourdieu, P. 1994 La distinción. Criterio y bases sociales del gusto. Madrid, Akal.

Bourdieu, P. 2000 Cuestiones de Sociología. Istmo.

Brunt, P. y Courtney, P. 1999 Host perceptions of sociocultural impacts. Annals of Tourism Research, 26 (3) 493-515.

Butler, R. 1980 The concept of tourism area cycle of evolution: implications for management of resources. Canadian Geographer 14: 5-12.

Callejo Gallego, J. y otros 2004 Transformaciones de la demanda tu- rística española: apuntes prácticos. Editorial universitaria Ramón Areces.

Chhabra, D., Healy, R. y Sills, E. 2003 Staged authenticity and heritage tourism. Annals of Tourism Research, 30 (3): 702-719.

Cohen, E. 1988 Traditions in the qualitative sociology of tourism. Annals of Tourism Research, 15 (1): 29-46.

Cooper, C. y Jackson, S. 1989 The destination area lifecycle: the isle of Man case study. Annals of Tourism Research, 16: 377-398.

Crompton, R. 1993 Clase y estratificación. Una introducción a los debates actuales. Editorial Tecnos.

Donaire Benito, J.A. 1993 El turismo en una sociedad post-industrial. Algunas propuestas conceptuales. En III Jornades de Geografia del Turisme, "La formació, la rehabilitació i les noves modalitats turistiques". Servicio de Publicaciones de la Universidad de I. Balears.

Dumazedier, J. 1975 “Ocio”. Enciclopedia Internacional de las Ciencias Sociales. Madrid, Aguilar, tomo 7.

Elias, N. y Dunning, E. 1992 Deporte y ocio en el proceso de civili- zación. Fondo de Cultura Económica.

Getz, D. 1992 Tourism plannig and destination life cycle. Annals of Tourism Research, 19 (4): 752-770.

Grazia, S. de 1966 Tiempo, trabajo y ocio. Tecnos. Hughes, G. 1995 Authenticity in tourism Annals of Tourism Research, 22 (4): 781-803.

Husbands, W. 1989 Social status and perception of tour- ism in Zambia. Annals of Tourism Re- search, 16 (2): 237-253.

Ioannides, D. 1992 Tourism development agents. The Cypriot resort cycle. Annals of Tourism Research, 19 (4): 711-731.

Lee, C. y Back, K. 2003 Pre- and post-casino impact of resi- dents’ perception. Annals of Tourism Research, 30 (4): 868-885.

Liu, J. y Var, T. 1986 Resident attitudes toward tourism impacts in Hawaii. Annals of Tourism Research, 13 (2): 193-214.

Lundtorp, S. y Wanhill, S. 2001 La teoría del ciclo de vida del destino turístico. Procesos de generación y estimación. Annals of Tourism Research en español, 3 (2): 364-383.

MacCannell, D. 2003 El turista. Una nueva teoría de la clase ociosa. Editorial Melusina.

Mathieson, A. y Wall, G. 1990 Turismo: repercusiones económicas, físicas y sociales. Trillas, México.

Milman, A. y Pizam, A. 1988 Social impacts of tourism on Central Florida. Annals of Tourism Research, 15 (2): 191-204.

Moore, W. y Whitehall, P. 2005 El ciclo de vida del área turística y los modelos de cambio de régimen. Annals of Tourism Research en español, 7 (1): 48-64.

Munt, J. 1995 Pacchetti turistici post-moderni per le nuove classi medie. Annali italiani del turismo internazionale, 1 (2): 9-30.

Oppermann, M. 1998 What is new with the resort cycle. Tourism Management, 19.

Ortí, A. 1986 La apertura y el enfoque cualitativo o estructural: la entrevista abierta y la discusión de grupo. En García Ferrando, M., Ibáñez, J. y Alvira, F., El análisis de la realidad social. Alianza Universidad, Madrid.

Perdue, R.R., Long, P.T. y Allen, L. 1990 Resident support for tourism development. Annals of Tourism Research, 17 (4): 586-599.

Picornell, C. 1993 Los impactos del turismo. Papers de Turisme, 11.

Priestley, G. y Mundet, L. 1998 The post-stagnation phase of the re- sort cycle. Annals of Tourism Research, 25 (1): 85-111.

Robinson, M. y Boniface, P. (eds.) 1998 Tourism and cultural conflicts. CABI Publishing.

Santana Talavera, A. 1997 Antropología y turismo, ¿nuevas hor- das, viejas culturas?. Ariel Antropología.

Seaton, A.V. 1992 Social stratification in tourism choice and experience sice the War. Part 1. Tourism Management, 13 (1): 106-111.

Smith, M.D. y Krannich, R.S. 1998 Tourism dependence and resident attitudes. Annals of Tourism Research, 25 (4): 783-802.

Smith, V. 1989 Anfitriones e invitados. Ediciones Endymion, Colección Turismo y Sociedad, Madrid.

Swain, M.B. y otros 1998 Annals and tourism evolving: indexing 25 years of publication. Annals of Tourism Research, 25 supplement 991- 1014.

Uriely, M. y Reichel, A. 2000 Working tourists and their attitudes to hosts. Annals of Tourism Research, 27 (2): 267-283.

Urry, J. 1990 The tourist gaze. Leisure and travel in contemporary societies. London: Sage.

Waller, J. y Lea, S.E.G. 1999 Seeking the real Spain? Authenticity in motivation. Annals of Tourism Re- search, 26 (1): 110-129.

Wickens, E. 2002 The sacred and the profane: a tourist typology. Annals of Tourism Research, 29 (3): 834-851.

Williams, J. y Lawson, R. 2001 Community issues and resident opinions of tourism. Annals of Tourism Re- search, 28 (2): 269-290.

Publicado

2006-10-15

Como Citar

Marrero Rodríguez, J. R. (2006). O discurso de rejeição do turismo nas Canárias: uma aproximação qualitativa. PASOS Revista De Turismo Y Patrimonio Cultural, 4(3), 327–341. https://doi.org/10.25145/j.pasos.2006.04.022