Uma tarde com os autênticos Maasai mara. Turismo, autenticidade e como contornar um poço sem fundo

Autores

  • Alfredo Francesch

DOI:

https://doi.org/10.25145/j.pasos.2011.09.022

Palavras-chave:

turismo, autenticidade, calor, capital simbolico, maasai

Resumo

A “autenticidade” é um dos conceitos chave em matéria turística e, recentemente, vie- ne sendo objeto de atenção na literatura especializada. O presente texto procura contornar um acer- camento demasiado metafísico ou essencialista à autenticidade e propõe uma análise em termos de práticas e produções sociais. Para isso, segue um modelo de agência interativa no campo social, segundo o qual os sujeitos tentam fazer valer seus capitais simbólicos. Para o efeito, é utilizado material etnográfico recolhido na Reserva Nacional de Maasai Mara (Quénia). O artigo não pretende dar uma solução definitiva a esta questão, mas abrir vias para a análise mais congruentes com as ciências sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo Francesch

Doctor en Antropología Social. Departamento de Antropología Social y Cultural. Universidad Nacional de Educación a Distancia (España).

Referências

Augé, Marc 1998 [1992] Los No Lugares, Barcelona: Gedisa.

Banton, M. (comp.) 1999 [1960] Antropología de las sociedades complejas, Madrid: Alianza.

Baudrillard, Jean 2002 [1978]Cultura y simulacro, Barcelona: Kairós.

Berger, P. 1973 “Sincerity and Authenticity in Modern Society”, Public Interest, 31.

Boas, Franz 2008 [1889] “Sobre los sonidos alternantes”, en Franz Boas: Textos de Antropología, Madrid: Ed. Universitaria Ramón Areces.

Bourdieu, Pierre 1988 [1979] La distinción. Criterio y bases sociales del gusto, Madrid: Taurus.

Bruner, Edward M. 2005 Culture on Tour, Chicago y Londres: University of Chicago Press. Díaz De Rada, Ángel

“Valer y valor. Una exhumación de la teoría del valor para reflexionar sobre la desigualdad y la dife- rencia en relación con la escuela”, Revista de Antro- pología Social, 16.

Francesch, Alfredo 2002 “Oiga, disculpe, pero yo vivía aquí”, El Ecologista, nº 29. 2004 “Los conceptos del turismo. Una revisión y una respuesta”, Gazeta de Antropología, 20, .

Geertz, Clifford 2002 [2000] Reflexiones antropologicas sobre temas filo-

soficos, Barcelona: Paidós.

Gidenns, Anthony 2004 [1984] La constitución de la sociedad. Bases para la teoría de la estructuración, Buenos Aires: Amorrortu.

Ginsberg, M. 1934 Sociology, Londres: Butterworth.

Goffman, Irving 2001 [1959] La presentación de la persona en la vida cotidiana, Amorrortu: Buenos Aires.

Handler, Richard 1986 “Authenticity”, Anthropology Today, 2, 1.

Handler, Richard y Saxton, William 1988 “Dyssimulation: Reflexivity, Narrative, and the Quest for Authenticity in “Living History””, Cultural Anthropology, 3(3).

Jafari, Jafar 1987 “The Tourist System, Sociocultural Model for Theoretical and Practical Application”, Problems of Tourism/Problemy Turystyki.

Jafari, Jafar 1988 « Le système du touriste: modèles socio-culturels en vue d’applications théoriques et

pratiques, Loisir et Societé/Society and Leisure, 11 (1).

Maccannell, Dean 1976: The Tourist: A New Theory of the Leisure Class, Nueva York: Schocken Books.

Mayer, Adrian C. “La importancia de los cuasi grupos en el estudio de las sociedades complejas”, en BANTON, M. (comp.), 1999 [1960] Antropología de las sociedades comple- jas, Madrid: Alianza.

Reisinger, Yvette; Steiner, Carol J. 2006 “Reconceptualizing object authenticity”, Annals of

Tourism Research, 33(1).

Rodríguez Regueira, José Luis 2000 “Narcisismo y muerte de la alteridad. Universals Port Aventura como escenario de juego y seduc- ción”, Gazeta de Antropología, 16, <http://www.ugr. es/~pwlac/G16_15JoseLuis_Rodriguez_Regueira. html>.

Santana, Agustín 2003 “Patrimonios culturales y turistas: Unos leen lo que otros miran”, Pasos, Revista de Turismo y patri- monio Cultural, 1(1).

Sindiga, Isaac 1999 Tourism and African Development: Change and

Challenge of Tourism in Kenya, Leiden: Ashgate. Steiner, Carol J.; Reisinger, Yvette 2006 “Understanding existential authenticity”, Annals of Tourism Research, 33(2).

Velasco, Honorio, Díaz De Rada, Ángel, Cruces, Fran- cisco, Fernández, Roberto, Jiménez De Madariaga, Celeste, Sánchez Molina, Raúl 2006 La sonrisa de la institución. Confianza y riesgo en sistemas expertos, Madrid: Ed. Universitaria Ramón Areces.

Wang, Ning. 1999 “Rethinking Authenticity in Tourism Experience”, Annals of Tourism Research 26(2).

Publicado

2011-04-15

Como Citar

Francesch, A. (2011). Uma tarde com os autênticos Maasai mara. Turismo, autenticidade e como contornar um poço sem fundo. PASOS Revista De Turismo Y Patrimonio Cultural, 9(2), 237–248. https://doi.org/10.25145/j.pasos.2011.09.022

##plugins.generic.pfl.publicationFactsTitle##

Metric
##plugins.generic.pfl.thisArticle##
##plugins.generic.pfl.otherArticles##
##plugins.generic.pfl.peerReviewers## 
##plugins.generic.pfl.numPeerReviewers##
##plugins.generic.pfl.averagePeerReviewers##

##plugins.generic.pfl.reviewerProfiles##  Indisp.

##plugins.generic.pfl.authorStatements##

##plugins.generic.pfl.authorStatements##
##plugins.generic.pfl.thisArticle##
##plugins.generic.pfl.otherArticles##
##plugins.generic.pfl.dataAvailability## 
##plugins.generic.pfl.dataAvailability.unsupported##
##plugins.generic.pfl.averagePercentYes##
##plugins.generic.pfl.funders## 
Indisp.
##plugins.generic.pfl.numHaveFunders##
##plugins.generic.pfl.competingInterests## 
Indisp.
##plugins.generic.pfl.averagePercentYes##
Metric
##plugins.generic.pfl.forThisJournal##
##plugins.generic.pfl.otherJournals##
##plugins.generic.pfl.articlesAccepted## 
##plugins.generic.pfl.numArticlesAccepted##
##plugins.generic.pfl.numArticlesAcceptedShort##
##plugins.generic.pfl.daysToPublication## 
##plugins.generic.pfl.numDaysToPublication##
145

##plugins.generic.pfl.indexedIn##

    ##plugins.generic.pfl.indexedList##
##plugins.generic.pfl.editorAndBoard##
##plugins.generic.pfl.profiles##
##plugins.generic.pfl.academicSociety## 
PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
##plugins.generic.pfl.publisher## 
Instituto Universitario de Investigación Social y Turismo. Universidad de La Laguna (España) - Instituto Universitario da Maia ISMAI (Portugal)