Relevância das NTIC no turismo cultural/museus Perspectiva Hermenêutica no mundo contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.25145/j.pasos.2014.12.063Palavras-chave:
Globalização, Turismo cultural, Museus, NTICs, Hermenêutica, Interação Virtual, HerançaResumo
Este artigo teórico procura levantar algumas noções e perspectivas sobre a importância da cultura e das NTIC, a fim de estender a actividade museológica como opção integrada a um destino turístico. Além disso, argumenta a importância que o turismo cultural pode ter em um determinado destino/território. Argumenta-se que a difusão e diversificação cultural permite uma maior identificação com a própria e contribui para a coesão social, o que, bem entendido, teria a ver com a união de forças em objectivos de benefício comum para um lugar definido. Estamos nos referindo a uma grande oportunidade social e econômica no campo do turismo, que está relacionada a experiências culturais dos mais diversos tipos. Tudo isso é analisado de uma perspectiva sócio-hermenêutica e focado a partir da comunicação e interação virtual.
Downloads
Referências
Álvarez, Antón. Rego, Gustavo. Leira, José. Gomis, Alfonzo. Caramés, Rosa. y María José Andrade. 2008. “Innovación turística: perspectivas teóricas y objetos de estudio”. Revista de ocio y turismo (ROTUR) I (1): 19-50. Tórculo Artes gráficas S.A. Universidade da Coruña, España.
Ayala, Héctor. Martín, Ramón. y Masiques, Jorge. 2003. “El turismo de sol y playa en el siglo XXI”. Ponencia presentada en la XXIII Convención de Turismo de Cuba, Varadero.
Barker, Chris. 2003. Televisión, Globalización e Identidades Culturales. Barcelona: Páidos Ibérica S.A.
Jones, Steven G. (Ed). 1998. Cybersociety 2.0. Revisiting Computer-mediated Communication and Community. University of Illinois at Chicago, United States of America: SAGE Publications Ltd.
Baym, Nancy K 2000. The emergence of online community. Thousand Oaks, United States of America: Sage Publications Ltd.
Blumer, Herbert. 1969. Symbolic Interactionism. Perspective and Method. Berkeley and Los Angeles, California: University of California Press.
Castells, Manuel. 1999. La Era de la Información: Economía, Sociedad y Cultura. La Sociedad Red. México: Siglo XXI
Coreth, Emerich. 1972. Cuestiones Fundamentales de Hermenéutica. España: Editorial Herder.
Centro de Investigaciones Sociológicas (CIS). 2005. Globalización y relaciones Internacionales. Estudio Nº 2606. Revisado en marzo 2013 en: http://www.cis.es/cis/opencms/Archivos/Marginales/2600_2619/2606/Es2606.pdf
Cohen, Erik. 1979. “Rethinking the sociology of tourism”. Annals of Tourism Research, 6(1):18-35.
Echeverría, Rafael. 1997. El Búho de Minerva. Santiago: Editorial Dolmen.
Enzesberger, Hans Magnus. 1992. La gran migración (treinta y tres acotaciones). Barcelona: Editorial Anagrama.
Estudio The Social Profile. 2010. Revisado en enero 2013 en: http://www. brandinred.com/los-doce-magnificos-perfiles-en-las-redes-sociales/
European Tecnographips Benchmark Survey Q2. 2010. Revisado en enero 2013 en: http://www. forrester.com/ER/Research/Survey/Excerpt/1,10198,779,00.html
Giones-Valls, Aina. Serrat-Brustenga-Marta. 2010. “La gestión de la identidad digital: una nueva habilidad informacional y digital”. Bid, n.º 24. Textos Universitarios de economía y documentación de la universidad de Barcelona.
Google Look inside Travel Spain. 2010. Revisado en diciembre 2012 en: http://www. lookinside.travel/travelthink/
Giannini, Humberto. 1998. Breve Historia de la Filosofía. Santiago: Editorial Universitaria.
Gadamer, Hans-Georg. 2000. Verdad y Método. Vol I y II. Madrid: Editorial Sígueme.
Giddens, Anthony. 1984. The constitution of society. Outline of the theory of structuration. Berkeley and Los Angeles: University of California Press.
Hoffman, Donna L. Novak, Thomas. y Peralta, Marcos. 1999. “Building consumer trust in online environments: the case for information privacy”. Communications of the ACM, 42(4): 80-85.
ICOMOS. 1999. Carta internacional sobre turismo cultural. La gestión del turismo en los sitios con patrimonio significativo. Revisado en abril 2012 en: http://www.international.icomos.org/charters/ tourism_sp.pdf
Instituto de Estudios Turísticos de España (IET). 2012. Revisado en mayo de 2012 en: http://www. iet.tourspain.es/es-ES/estadisticas/familitur/ Paginas/default.aspx.
Instituto Nacional de Estadística de España (INE). 2012. Revisado en octubre de 2012 en: http://www. ine.es/
Informe de Competitividad Turística: España segunda potencia mundial por la riqueza de sus recursos culturales. 2011. Revisado en mayo 2012 en: http://www.booz. com/es/home/41300341/articulos/49442389
Ioannides, Dimitri. 1997. “Post-fordism and flexibility: The travel industry polyglot”. Tourism Managemet, 18(4): 229-241.
Jens, Kristian. y Steen, Jacobsen. 2000. “Anti-tourist attitudes: mediterranean charter tourism”, Annals of Tourism Research, 27(2): 284-300.
Jansen-Verbeke, Myriam. 1997. “Urban Tourism. Managing resources and visitors”. En Salah, Wahab. y Pigram, Jhon J. (Eds.), Tourism, development and growth: the challenge sustainability. Londres y Nueva York: Routledge.
Jensen, Rolf. 1999. The dream society. How de coming shift from information to imagination will transform your business. United States of America: McGraw- hill.
Martyniuk, Claudio E. 1994. Positivismo, Hermenéutica y Los Sistemas Sociales. Argentina: Editorial Biblos.
Marchena. Manuel. 1987. “Un ejercicio prospectivo: de la industria del turismo fordista al ocio de producción flexible”, Papers de Turisme: 14-15. Valencia: ITVA, Institut Turistic Valencià.
Martínez, Francisco. Ortigueira, Manuel. y Pérez, Mario. 2006. “Confianza del consumidor en la compra a través de Internet: una propuesta de modelización basada en la jerarquía de aprendizaje estándar”. Cuadernos de Gestión, 6(2): 59-79.
McLuhan, Marshall. y Fiore, Quentin. 1987. El medio es el mensaje. Barcelona: Ediciones Paidós, Ibérica S.A.
McLuhan. Marshall. 1972. La Galaxia Gutenberg (Génesis del Homo Typographicus). Madrid: Aguilar, S.A. Ediciones.
McLuhan, Marshall. Fiore, Quentin. y Angel, Jerome. 1971. Guerra y Paz en la Aldea Global. Barcelona: Ediciones Martínez Roca, SA.
Museo del Prado. 2013. Revisado en enero de 2013 en: http://www. iet.tourspain.es/es-ES/estadisticas/otrasestadisticas/museodelprado/paginas/default.aspx
Observatorio Nacional de las Telecomunicaciones y de la sociedad de la Información (ONTSI) 2012. Estudio sobre Comercio electrónico B2C. 2011. Revisado en abril de 2012 en: http://www. ontsi.red.es/ontsi/sites/default/files/presentacion_estudio_b2c_2011.pdf.
Pereiro, Xerardo. 2012. “Turismo Cultural. Una visión antropológica”. Colección PASOS, (2). Revisado en enero de 2013 en: http://www.pasosonline.org/Publicados/ pasosoedita/PSEdita2.pdf.
Perrilla, Leonor. y Zapata, Bárbara. 2009. “Redes sociales, participación e interacción social”. Trabajo Social n.º 11, Bogotá. Pp. 147-158. Universidad nacional de Colombia, Facultad de Ciencias Humanas, departamento de trabajo social. Revisado en abril de 2012 en: www.humanas.unal.edu.co/tsocial/index.php/ download_file/.../105/
Ramos. Manuel. 2007. El turismo cultural, los museos y su planificación. España: Ediciones Trea, S.L.
Richards, Greg (Ed.). 1996. Cultural Tourism in Europe. Wallingford, UK: Cabi Publishing. Revisado en abril de 2012 en: www.atlas-euro.org.
Richards, Greg. 2001. “El desarrollo del turismo cultural en Europa”. Revista de Estudios Turísticos, (150): 129-150.
Santana. Agustín. 2007. “Imaginando la imagen en turismo: un viaje de ida y vuelta” Seminario sobre la imagen en Andalucía en el discurso turístico. Sevilla. Centro de Estudios Andaluces, pp.1-22. Revisado en marzo de 2012 en: www.centrodeestudiosandaluces.es/datos/paginas/factoria/ideas/ ponenciasimagenandalucia-turismo.pdf
SEGITTUR. 2012. Plan de Promoción Internacional del Turismo Cultural 2010-2012. Revisado en noviembre de 2012 en: http://www.minetur.gob.es/es-es/ gabineteprensa/notasprensa/documents/planpromocionturismointern.pdf
Silberberg, Ted. 1995. “Cultural tourism and business opportunities for museums and heritage sites”. Tourism Management 16 (5): 361-365.
Swarbrooke. John. 1996. “Towards a sustainable future for cultural tourism: a European perspective”. En Robinson, Mike. et al (Eds). Tourism and Culture: Towards the 21st Century Conference Proceedings one of the 4 volumes – Culture as the tourism product. Sunderland: Centre of Travel and Tourism and Business Education Publishers.
Schmitt, Melanie. 2003. Issues in Cultural Tourism Studies. London: Routledge.
Smith, Valene. (Ed.). 1989. Hosts and guests: The Anthropology of Tourism. Second Edition. Philadelphia, Pa: University of Pennsylvania Press.
Smith, Valene. 1996. “The Inuit as Hosts: Heritage and Wilderness Tourism in Nunavut”. En Price, Martin (Ed.), People and Tourism in Fragile Environments. London; Wiley: 33-50.
Taboada-de-Zúñiga, Pilar, y Basulto, Oscar. 2012. “Destination Branding, Heritage and Authenticity. Santiago de Compostela”. University of Santiago de Compostela.
TNS Digital Life. 2011. Revisado en noviembre de 2012 en: http:// worldwide.tns-global.com/groupmarketing/ enewsletter/spain/rdps/Dossierdeprensa_digitallife2012.pdf.
Toledo, Ulises. 1997. “Giambatista Vico y la Hermenéutica Social”. Cuadernos de Filosofía (15). Chile: Universidad de Concepción.
UNESCO 2012(a). Revisado en marzo de 2012 en: http://portal.unesco.org/culture/es/ev. php-URL_ID=34324&URL_DO=DO_TOPIC&URL_ SECTION=201.html.
UNESCO 2012(b). Revisado en abril de 2012 en: http://www.unesco.org/new/es.
Urry. John. 1996. “How Societies Remember the Past”. En MacDonald, Sharon. y Fyfe, Gordon. (Eds), Theorizing Museums, Representing Identity and Diversity in a Changing World. Oxford: Blackwell: 145–167.
Vukonic, Boris. 1996. “Marketing culture as a tourist commodity”. En Robinson, Mike. et al. (Eds.), Tourism and Culture: Managing Cultural Resources for the Tourist. Great Britain: The Centre for Travel and Tourism in association with Business Education Publisher Ltd.: 289-296.
World Tourism Organization (UNWTO). 1995. The State´s Role un Projecting and promoting Culture as a factor of tourism Development and the Proper use and Exploitation of the National Cultural heritage of Sites and Monuments for tourism. Madrid: UNWTO.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Confirmo que o trabalho é original (de minha/nossa autoria), e que não será submetido a outras revistas ou publicações até a resolução final do processo de revisão em PASOS, RTPC.
Autorizo a publicação do meu trabalho por PASOS, PSTN de acesso livre e aberto em qualquer dos formatos que considere oportuno, por tempo indeterminado e como colaboração não remunerada.
Da mesma forma, o(s) autor(es) entende(m) que o trabalho publicado pode ser vinculado ou depositado em qualquer servidor ou incluído em outras publicações (republicação), desde que o novo local e/ou a nova edição façam referência à publicação original e reconheçam a autoria e propriedade de direitos autorais das publicações PASOS RTPC.
Os autores entendem que uma verificação de plágio autoplágio será realizada, e o artigo poderá ser removido a qualquer momento do fluxo editorial.